Pittidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Para outros significados de Pita, ver Pita (desambiguação).


Como ler uma caixa taxonómicaPittidae
Indian Pitta Small.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Pittidae
Género: Pitta
Vieillot, 1816
Espécies
Ver texto
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pittidae
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pittidae

Pita é o nome comum atribuído às 31 espécies conhecidas de aves passeriformes classificadas na família Pittidae, género Pitta. O grupo ocorre no Velho Mundo, com maior biodiversidade no sudeste asiático, embora algumas espécies possam ser encontradas em África e na região da Australásia. Habitam zonas de floresta tropical, mato denso, manguezais, bosques e áreas semi-cultivadas. Os seus parentes mais próximos são as aves das famílias Eurylaimidae e Philepittidae.

As pitas são aves de pequeno a médio porte, podendo medir, consoante a espécie, entre 15 a 29 cm de comprimento. Têm cauda curta, bicos fortes e patas relativamente altas, adaptadas para a vida junto do solo de uma floresta. A sua plumagem é geralmente colorida, à base de encarnado, azul e verde, e varia muito dentro do grupo, assim como a cor das patas. As pitas alimentam-se à base de pequenos invertebrados, que apanham na manta morta das florestas. Têm hábitos diurnos, solitários e territoriais. As espécies africanas são migratórias.

As pitas formam casais monogâmicos que se juntam após um elaborado ritual de acasalamento, onde o macho realiza complicadas exibições. A época de reprodução inicia-se com a época das chuvas da região em que habitam, o que varia bastante conforme a sua distribuição geográfica. Os ninhos são construídos por ambos os membros do casal no ou próximo do solo, no máximo a dois metros de altitude. Cada postura contém 3 a 5 ovos brancos, com manchas púrpuras ou vermelhas, e é incubada pelos dois progenitores ao longo de cerca de duas semanas. Os juvenis são alimentados no ninho cerca de um mês, à base de minhocas.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referência[editar | editar código-fonte]