Píxel morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pixel morto)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Uma tela em funcionamento, com um pixel morto.

Um pixel/píxel morto, em inglês Dead Pixel, é um pixel defeituoso que permanece apagado em uma tela de exibição, eventualmente vindo a ocorrer em telas de LCD, ou CCD ou em um sensor CMOS de cameras digitais. Um pixel branco permanentemente aceso é chamado de pixel quente (hot pixel) e um de cor sólida, como o verde, vermelho ou o azul, é chamado de pixel preso (stuck pixel).

Segundo informações das indústrias fabricantes de monitores LCD, o processo fabril ainda está limitado e, conseqüentemente, poderão ocorrer pequenos defeitos nas telas de cristal líqüido. Um pixel é uma unidade composta, geralmente, por três sub-pixeis, nas cores azul, vermelho e verde. Até aí, o processo se assemelha ao CRT (tubo de raios catódicos). Cada sub-pixel é independente e funciona tipo uma janela que abre e fecha em diferentes ângulos. Assim, se ela estiver totalmente fechada o sub-pixel estará apagado, já se estiver totalmente aberta o sub-pixel estará com toda luminosidade. Como as três cores primárias acima citadas formam as cores visíveis, modificando-se a intensidade dos três sub-pixeis teremos todas as cores, teoricamente falando. Porém, no processo de fabricação de monitores LCD, pode acontecer que essas "janelinhas" emperrem fechadas (dead pixel) ou semi-fechada (stuck pixel), ocasionando o irritante ponto escuro, claro ou com cor constantemente acesa. É claro que todos os monitores passam por processos de teste e verificação. Os 100% livres de pixeis defeituosos são usados em áreas técnicas médica, engenharia e custam mais caros. Os com até 04 pixeis, dependendo da norma usada como padrão, são comercializados normalmente, não caracterizando um defeito e sim, uma limitação técnica. Não há como prever, quando da fabricação, se uma tela terá 0 ou 100 pixeis defeituosos. Como os pixeis são independentes, um não contamina o outro e não se tem registro de dead pixel que foram surgindo com o tempo[carece de fontes?].

Tentando consertar o pixel morto[editar | editar código-fonte]

Como na formação de uma imagem em um CRT o de LCD também é de forma parecida, ou seja, através das cores RGB(Red, Green e blue), com isso existe uma forma de tentar reviver o stuck pixel, que é através de um vídeo que emite as 3 cores ao mesmo tempo, assim faz com que esse pixel se "reanime" na cor ausente nele.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.