Pixel Shader

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pixel shader)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Pixel Shader (semelhante ao Vertex shader) é um programa que é processado no pipeline da GPU (graphic processing unity), ele é capaz de trabalhar na estrutura dos pixels depois que um modelo 3D é rasterizado. Com o pixel shader podemos criar efeitos na imagem, como efeitos de vidro, rugosidade, desfoque e etc, esse efeitos são conhecidos como pos-effects. É amplamente utiliza na área de jogos que necessitam que os processos sejam rápidos, e por o pixel shader ser executado na GPU (placa de vídeo) deixa a CPU mais livre para os cálculos matemáticos e lógicos do jogo.

Para criar programas de Pixel Shader, pode-se usar as linguagens GLSL (OpenGL Shading Language) que é utilizada para API gráfica OpenGL, HLSL (High Level Shading Language) que é utilizada para API gráfica DirectX da Microsoft, a linguagem foi idealizada e produzida pela mesma e por último temos a CG(C for Graphics) que funciona em ambas APIs, feita pela NVidia junto a Microsoft, possui um sintaxe muito próxima da linguagem C.

Ver também[editar | editar código-fonte]