Placa comemorativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Placa comemorativa na catedral de Laon, França.

Uma placa comemorativa, ou simplesmente placa, é uma chapa de metal, cerâmica, pedra, plástico, madeira ou outro material resistente, tipicamente afixado numa parede, rocha ou outra superfície vertical e que apresenta um texto alusivo à uma figura ou evento importantes.

No Reino Unido[editar | editar código-fonte]

Placa comemorativa na igreja de São Miguel e São José, New Meeting House Lane, Birmingham, Inglaterra.

No Reino Unido, blue plaques ("placas azuis") são afixadas em edifícios para comemorar a associação destes com ocupantes ou eventos importantes.

Após a I Guerra Mundial, as famílias dos homens e mulheres britânicos que tombaram em ação, foram presenteadas com uma placa memorial em bronze. Estas placas, de cerca de 120mm de diâmetro, foram desenhadas pelo eminente escultor e medalhista Edward Carter Preston.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Placa de mérito concedida pelo American Institute of Steel Construction para a ponte Arrigoni, como a "mais bela ponte em aço" construída em 1938.

Placas são também concedidas como prêmios, em vez de troféus ou fitas. Tais placas geralmente contém um texto descrevendo o motivo da premiação, e, frequentemente, a data da concessão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Placa comemorativa
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.