Planície Litorânea do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Geografia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Maio de 2008.

A Planície Litorânea do Brasil, mais conhecida pelos geógrafos como Planície Costeira ou Planície Litorânea é uma planície situada ao longo do litoral brasileiro, possui aproximadamente 620 quilômetros de comprimento e cerca de 100 km de largura.

Ela estende-se a partir do Amapá, formando uma faixa descontínua e de largura irregular. Em certos trechos é bem larga, como no litoral do Maranhão, desaparecendo quase totalmente em outros, como no litoral sul, onde em determinados pontos a Serra do Mar alcança o oceano. Observam-se aí planícies isoladas, como as da Baixada Fluminense, Baixada da Ribeira do Aguapé, Baixada de Paranaguá, Baixada de Itajaí e a faixa litorânea do Rio Grande do Sul.

Se subdivide em planicie oriental Atlantica e planicie setentrional da costa norte. A primeira esta altamente co-relacionada ao desgaste do planalto Atlantico e suas bacias orientais, o que explica por que a planicie se torna inferior em latitudes onde as bacias tendem para outros sentidos a exemplo de alguns afluentes do Prata norte-setentrional tais como o Tiete e Parana. Explica inclusive a hegemonia de zonas do leste nordestino no setor exportacional inter-secular somado a outros factores de origem geologica/geofisica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.