Planalto de Edwards

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Planalto de Edwards (em língua inglesa Edwards Plateau) é uma região do centro-oeste do Texas, Estados Unidos, limitada pela falha de Balcones a sul e a leste, pelo levantamento de Llano e as Grandes Planícies a norte, e pelo rio Pecos e o deserto de Chihuahua a oeste1 . San Angelo, Austin, San Antonio e Del Rio limitam aproximadamente a área.

O planalto consiste primariamente de calcário, com elevações desde os 30 aos 900 metros. Existem numerosas cavernas e fontes (em anos chuvosos). O Plateau é desprovido de solo profundo cultivável para a agricultura, apesar de ser cultivado algodão, grão de sorgo e aveia. Solo e algumas áreas mais agrestes são usados para pastorícia, com vacas, ovelhas e cabras Angora a predominarem2 .

Vários rios atravessam a região, e a maioria flui para sul e atravessando o Texas Hill Country em direcção ao Golfo do México; todavia, superfícies permanentes de água são esparsos nesta zona, se exceptuados os reservatórios construídos pelo homem. A área tem boa drenagem; as águas pluviais fluem para o aquífero de Edwards uma zona de recarga a sul do planalto e que alimenta os rios mais meridionais. A pluviosidade varia entre 15 a 33 polegadas por ano, em média, de noroeste para sudeste.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.