Planejamento de informação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Planejamento de informação é um processo dinâmico e interativo para determinação de objetivos, políticas e estratégias (atuais e futuras) das funções organizacionais e dos procedimentos das organizações/unidades de informação.

É elaborado por meio de técnicas administrativas de análise do ambiente (interno e externo), das ameaças e oportunidades, dos seus pontos fortes e fracos, que possibilita aos gestores estabelecer um rumo para as instituições, buscando um certo nível de otimização no relacionamento entre a organização e o meio ambiente que a cerca, formalizado para produzir e articular resultados, na forma de integração sinérgica de decisões e ações organizacionais.


Aos poucos descaracterizam-se nas empresas as funções do Centro de Informações, mais conhecido pela sigla CI. Os especialistas em microinformática passaram a trabalhar para os denominados “clientes internos”, desenvolvendo projetos de sistemas de treinamento em microinformática, com recursos mais inteligentes, que tornam o administrador um usuário competente. Ele passa a saber melhor o que necessita e assim planeja melhor a obtenção e o uso da informação.

O administrador hoje deve ter uma visão sistêmica tanto nas questões de globalização do mercado em que sua empresa atua, quanto ver as estruturas formal e funcional e compreender a importância da concepção de sistemas de gestão integrados.

O planejamento da informação toma outro rumo quando se integra ao planejamento global da empresa. Assim, o administrador passa a assumir a responsabilidade sobre a elaboração do Plano Diretor de Informática (PDI) da empresa, como parte específica de seu plano diretor global.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • MELO, Ivo Soares. Administração de sistemas de informação. São Paulo: Pioneira Thompson Learning,2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Economia e negócios


Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.