Planejamento regional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em geografia e urbanismo, o planejamento regional (português brasileiro) ou planeamento regional (português europeu) é - como o nome já sugere - um tipo de estudo para a realização de um projeto para um desenvolvimento ordenado de determinada região.Fornecem dados que servem de instrumento para que o estado implante política de desenvolvimento regional.Patrick Geddes é considerado o pai do conceito. Planejamento Regional é o estudo do tipo de planejamento do uso do solo, e trabalha com o planejamento e investimentos com localizações eficientes do solo para diversas atividades, como instalação da infraestrutura e estabelecimentos de cidades, Estados e países. Os conceitos de planejamento do uso do solo, e planejamento urbano englobam no planejamento espacial.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.