Centro de Ciências e Planetário do Pará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro de Ciências e Planetário do Pará
Centro de Ciências e Planetário do Pará
Tipo Público, Estadual, Universitário
Inauguração 1999 (como Planetário), reinaugurado em 2012
Curador Profa. Dra. Acylena Coelho da Costa
Website http://paginas.uepa.br/planetario/
Geografia
País Brasil
Localidade Belém, Pará. Brasil
Coordenadas 1° 22' 42" S 48° 26' 43" O

O Centro de Ciências e Planetário do Pará — Sebastião Sodré da Gama, mais conhecido como Planetário do Pará, é um museu de ciência vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizado na cidade de Belém, no Pará. Foi o primeiro do tipo da região norte do Brasil, fundado em 30 em setembro de 1999.

Foi construído principalmente com a finalidade de extensão acadêmica, para criar possibilidades de melhorias do ensino e aprendizagem de ciências, principalmente da astronomia aos estudantes da capital paraense. O Planetário do Pará gera e difunde ciência, educação e cultura, sendo também um polo de turismo e lazer a nível municipal e regional.

Em 2012, o Planetário mudou a configuração que tinha, ou seja, um dos seus espaços chamado de " Espaço Ciência e Educação", no qual era desenvolvido atividades continuas com o público escolar com foco na astronomia, passa a ser reestruturado e transformado em Centro de Ciências com espaços definidos nas ciências naturais, mudando desta forma o campo de atuação.

Seu nome homenageia o cientista paraense Sebastião Sodré da Gama (1883 – 1951), diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro de 1929 até sua morte.

Em 2017 esteve entre os cinco mais visitados museus da região norte.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Conta com uma cúpula de projeção de planetário (planetário ótico mecânico Zeiss modelo ZKP-3) com capacidade para 100 pessoas e ambientes interativo-expositivos de astronomia e geologia, física, química, matemática, evolução (incluindo exemplares de fósseis do Pará e de outras regiões) e biodiversidade, além de realizar exposições temporárias[2][3].

Em maio de 2017 inaugurou a exposição permanente "bioculturalidade", a partir da colaboração com o Herbário Profa. Dra. Marlene Freitas da Silva da mesma universidade, com o objetivo de divulgar a etnobiologia, a etnobotânica e a relação da espécie humana com o ambiente natural[4].

Até 2017 tinha uma biblioteca aberta à população, mas que foi desativada em 2018. Seu auditório permite a realização de reuniões, eventos e encontros para a equipe do Planetário e comunidade(se agendado) .

Referências

  1. «Planetário do Pará está entre os museus mais visitados no Brasil». Agência Pará de Notícias. Consultado em 21 de fevereiro de 2018 
  2. ALMEIDA, Carla (2015). Centros e Museus de Ciência do Brasil. Rio de Janeiro: ABCMC, Casa da Ciência/UFRJ e Museu da Vida. 314 páginas 
  3. «Centro de Ciências e Planetário do Pará». Associação Brasileira de Planetários - ABP. 1 de julho de 2016 
  4. «Bioculturalidade ganha exposição permanente no Planetário da Uepa». Agência Pará de Notícias. Consultado em 21 de fevereiro de 2018