Planetário Professor José Baptista Pereira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Planetário de Porto Alegre)
Planetário Professor José Baptista Pereira
Planetário Professor José Baptista Pereira
Tipo estrutura arquitetónica, museu
Inauguração 1972 (52 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 30° 2' 37.404" S 51° 12' 28.772" O
Mapa
Localização Porto Alegre - Brasil

O Planetário Professor José Baptista Pereira, também conhecido como Planetário da UFRGS, é um planetário da cidade de Porto Alegre, Brasil, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É um órgão de complementação de ensino e divulgação da Astronomia. Está localizado na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Ramiro Barcelos, no campus Saúde da UFRGS.

A origem do planetário da UFRGS se deve à doação, nos anos 70, de um projetor Zeiss [en] Spacemaster pelo Ministério da Educação e Cultura, e para sua instalação foi realizado um convênio entre a universidade e a Prefeitura Municipal. A construção do edifício coube à prefeitura, iniciada em 1971 com projeto de Fernando Gonzales e colaboração de Walter Bered, e sua administração ficou a cargo da universidade. Em 20 de outubro de 1972, já concluído mas não inaugurado, o prédio foi visitado pelos astronautas norte-americanos James Lovell e Donald Slayton.

Foi aberto ao público em novembro de 1972, no encerramento da XIII Semana de Porto Alegre. Suas instalações incluem um entorno com espelho d'água, relógio de sol e uma rosa dos ventos. A cúpula tem 12 m de diâmetro, e seu aparelho possibilita a projeção do sistema solar e de oito mil estrelas, com suas posições passadas, presentes e futuras. Além das projeções o planetário desenvolve um programa de atividades culturais paralelas que já atingiu mais de um milhão de pessoas.

Seu nome é uma homenagem ao professor de Engenharia José Baptista Pereira, que trabalhou pela Astronomia no Rio Grande do Sul. No dia 4 de agosto o espaço externo do Planetário da UFRGS foi reinaugurado, no local dos espelhos d´água agora temos jardins, o relógio de sol e rosa dos ventos foram recuperados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um planetário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.