Plano Dalet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Plano Dalet ou Plano D (em hebraico: תוכנית ד ', translit. Tokhnit dalet) foi um plano elaborado entre o outono de 1947 e a primavera de 1948, 1 pelo Haganah, organização paramilitar judia atuante na Palestina e precursora das Forças de Defesa de Israel.

A finalidade do plano é controversa. Segundo Yoav Gelber e Benny Morris, era um plano de contingência para garantir a criação de um estado judeu e se contrapor à esperada invasão da Palestina pelos estados árabes, após o fim do Mandato Britânico da Palestina,2 que deveria ocorrer até agosto3 de 1948.4 Segundo os historiadores, como Walid Khalidi e Ilan Pappé, seu objetivo era conquistar o máximo da Palestina mandatária e criar um estado exclusivamente judeu, sem uma presença árabe, por qualquer meio, em conformidade com o que Ben-Gurion dissera em junho de 1938 ao executivo da Agência Judaica: "Eu sou pela transferência compulsória. Não vejo nada de imoral nisso." O Plano D foi, segundo Pappé, a maneira de executar essa diretriz: expulsão forçada de centenas de milhares de palestinos árabes indesejados, tanto de áreas urbanas como rurais, e um número desconhecido de assassinatos em massa. 5 6 7

Referências

  1. O documento é datado de 10 de março de 1948
  2. Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, 29 de novembro de 1947.
  3. O fim do Mandato ocorreu de fato em 14 de maio de 1948, com a declaração de independência do Estado de Israel.
  4. Israel and the Palestinians, por Benny Morris. Irish Times (Letters, p. 17), 21 de fevereiro de 2008.
  5. KHALIDI, Walid. Plan Dalet: Master Plan for the Conquest of Palestine
  6. A "transferência compulsória" palestina nos anos 40. Resenha do livro de Ilan Pappé, The Ethnic Cleasing of Palestine , por Daniel Lopes. Originalmente publicada pela revista Caros Amigos, maio de 2008.
  7. The Ethnic Cleansing of Palestine by Ilan Pappe. Resenha de Stephen Lendman.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Israel é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Palestina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.