Plano Dalet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Plano Dalet ou Plano D (em hebraico: תוכנית ד ', translit. Tokhnit dalet) foi um plano elaborado entre o outono de 1947 e a primavera de 1948,[1] pelo Haganah, organização paramilitar judia atuante na Palestina e precursora das Forças de Defesa de Israel.

A finalidade do plano é controversa. Segundo Yoav Gelber e Benny Morris, era um plano de contingência para garantir a criação de um estado judeu e se contrapor à esperada invasão da Palestina pelos estados árabes, após o fim do Mandato Britânico da Palestina,[2] que deveria ocorrer até agosto[3] de 1948.[4] Segundo os historiadores, como Walid Khalidi e Ilan Pappé, seu objetivo era conquistar o máximo da Palestina mandatária e criar um estado exclusivamente judeu, sem uma presença árabe, por qualquer meio, em conformidade com o que Ben-Gurion dissera em junho de 1938 ao executivo da Agência Judaica: "Eu sou pela transferência compulsória. Não vejo nada de imoral nisso." O Plano D foi, segundo Pappé, a maneira de executar essa diretriz: expulsão forçada de centenas de milhares de palestinos árabes indesejados, tanto de áreas urbanas como rurais, e um número desconhecido de assassinatos em massa.[5] [6] [7]

Referências

  1. O documento é datado de 10 de março de 1948
  2. Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, 29 de novembro de 1947.
  3. O fim do Mandato ocorreu de fato em 14 de maio de 1948, com a declaração de independência do Estado de Israel.
  4. Israel and the Palestinians, por Benny Morris. Irish Times (Letters, p. 17), 21 de fevereiro de 2008.
  5. KHALIDI, Walid. Plan Dalet: Master Plan for the Conquest of Palestine
  6. A "transferência compulsória" palestina nos anos 40. Resenha do livro de Ilan Pappé, The Ethnic Cleasing of Palestine, por Daniel Lopes. Originalmente publicada pela revista Caros Amigos, maio de 2008.
  7. The Ethnic Cleansing of Palestine by Ilan Pappe. Resenha de Stephen Lendman.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Israel é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Palestina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.