Plano quinquenal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete quinquenal.
foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin na antiga União Soviética, com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos.

Visando tornar a URSS autossuficiente, neles se determinavam as metas, por setor econômico, do que seria investido e o do que seria produzido. Considerava-se crime contra o Estado o não cumprimento das metas de produção estabelecidas.

O 1º plano quinquenal, desenvolvido de 1928 a 1932 teve como principal objetivo criar as bases da economia socialista. A agricultura foi coletivizada, criando-se os kolkhozes (cooperativas de camponeses), os sovkhozes (propriedades do Estado, cultivadas por assalariados) e as MTS (estações de maquinaria para apoio aos agricultores). Quanto à indústria, a prioridade foi dada à indústria pesada, à siderurgia e à electrificação.

O 2º plano quinquenal, desenvolvido de 1933 a 1937, continuou a privilegiar a indústria pesada, mas desenvolveu também as indústrias ligeiras produtoras de bens de consumo. No setor rural, constituíram-se pequenas propriedades privadas.

O 3º plano quinquenal, de 1940 a 1945, não chegou a ser concluído, tendo sido interrompido pela Segunda Guerra Mundial.

Como resultado dos três primeiros planos quinquenais:

  • A produção de aço passou de 4 para 18 milhões de toneladas, entre 1928 e 1940;
  • A produção de carvão ultrapassou de 50 para 160 milhões de toneladas, no mesmo período;
  • A colectivização passou de 2% em 1928, para 62% em 1932.

Graças a eles, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a URSS já era a 3ª maior potência mundial.

A 2°Guerra Mundial aconteceu no Período do último plano Quinquenal.

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.