Plantão de Polícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Plantão de Polícia é o nome de uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela Rede Globo semanalmente entre 1979 e 1981.

Criação de Bráulio Pedroso, Aguinaldo Silva, Doc Comparato, Antônio Carlos Fontoura, Ivan Ângelo e Leopoldo Serran, com direção de Marcos Paulo, Antônio Carlos Fontoura, Jardel Mello, José Carlos Pieri e Luís Antônio Piá e supervisão de Daniel Filho.

Trama[editar | editar código-fonte]

O seriado traz as aventuras de um jornalista, Waldomiro Pena, encarregado por seu jornal de cobrir as ocorrências policiais. Sem formação universitária e de envolvimento emocional com a notícia, estava em conflito constante com o editor Serra, contratado para mudar a imagem do jornal. Ele era o último representante de uma espécie em extinção: o jornalista autodidata, que arrancava suas pautas do contato com situações perigosas e da frequencia a lugares suspeitos, onde ele se misturava a figuras do submundo. Seu editor era o cético Serra.

Na redação ainda trabalhavam a repórter jovem e rica Bebel (fascinada pelo jornalismo policial e pela figura de Waldomiro, com quem se alia e passa a atuar), o fotógrafo Bezerra e o motorista Washington. Em abril de 1980, o programa ganha mais dois personagens: o fotógrafo Gatto e a repórter Gisela.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Plantão de polícia foi, dos seriados lançados pela Globo em 1979, o mais duradouro: teve três temporadas.
  • A famosa canção de Jorge Ben com o nome de Pena saiu no seu disco "Salve Simpatia".
  • Alguns episódios da série foram reprisados no Festival 25 Anos, em 1990.
  • O seriado foi o pioneiro em abordar temas como tráfico de drogas, disputa de gangues e crimes contra prostitutas e homossexuais.
  • Alguns dos atores que atuaram na minissérie fizeram um período de "laboratório" na editoria de polícia do jornal O Globo, da qual o próprio Aguinaldo Silva já foi repórter e editor.