Planta suculenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Seccão de uma folha de Aloe vera, mostrando o interior carregado de líquido
Cacto, líquido armazenado no talo

As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.

O exemplo mais típico de suculência é a dos cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa de tecido parenquimatoso. Além dos cactos outras diversas famílias vegetais apresentam o mesmo fenômenos.

A adaptação das suculentas lhes permite colonizar ambientes pouco habitados, que recebem pouca competição por parte de outras espécies e, nos quais os herbívoros são escassos. Para possibilitar a captação da escassa umidade presente no ambiente, muitas suculentas são pubescentes, ou seja, apresentam uma superfície coberta de pêlos que retem o orvalho matutino. Outras técnicas empregadas para maximizar a retenção da umidade é a redução da superfície em comparação com o volume da planta, limitando o número de ramificações e o comprimento das mesmas e, o desenvolvimento de camadas de cera na superfície das folhas e talos. Desta maneira reduzem o processo de perda de água por evaporação.

Os cactos apresentam uma adaptação deconhecida nas demais plantas suculentas. Estes transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões. A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido.

Existem milhares de espécies de plantas suculentas, classificadas em várias famílias. A maioria pertence as aizoáceas, as cactáceas e as crasuláceas, com mais de mil espécies cada uma. A tabela a seguir mostra as espécies mais populosas:

Lista de famílias de plantas suculentas[editar | editar código-fonte]

Família Espécies suculentas Modificações anatômicas Distribuição
Agavaceae 300 Folhas América Central e Norte
Aizoaceae 2000 Folhas e raízes (nalgumas espécies) Sul da África e litoral americano
Apocynaceae 500 Talos África, Península Arábica, Índia
Asphodelaceae 500 Folhas África, Madagascar
Cactaceae 1600 Talos América
Crassulaceae 1300 Folhas Global
Didiereaceae 11 Talos Madagascar
Euphorbiaceae 500 Talos e folhas África, Madagascar, India
Portulacaceae  ? Talos e folhas América

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.