Plantago major

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde julho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaTanchagem
Tanchagem

Tanchagem
Classificação científica
Super-reino: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Eudicotiledônea
Classe: Asterídias
Ordem: Lamiales
Família: Plantaginaceae
Tribo: Plantagineae
Género: Plantago
Espécie: P. major
Nome binomial
Plantago major
L.
Tanchagem

A tanchagem (Plantago ssp, Plantago major), também conhecida como transagem ou tansagem, é uma planta vivaz, com um tufo de folhas grandes, longipecioladas, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas. As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.

Usos[editar | editar código-fonte]

A medicina popular indica a infusão de suas folhas para os casos de ardor do estômago, afecções das vias respiratórias e uro-genitais, diarreia, disenteria. Adicionalmente tem efeito depurativo do sangue.

Sob a forma de gargarejos, combate as inflamações da boca e da garganta, os sangramentos das gengivas, as anginas e as parotidites. O gargarejo habitual com o seu chá faz desaparecer a inchação das amígdalas, podendo evitar a sua remoção cirúrgica.

As folhas frescas, maceradas na forma de emplastro, curam úlceras na pele.

As minúsculas sementes (após estarem secas as espigas) são ótimas contra disenteria e infecções intestinais (podem ser comidas in natura, ou bebidas com água).

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Plantago major


Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Lamiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.