Plantas Medicinais de Köhler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caju - planta em flor (ilustração da obra Köhler’s Medizinal-Pflanzen).
Frontispício do 1.º volume (edição de 1887).

Plantas Medicinais de Köhler (em alemão: Köhler's Medizinal-Pflanzen)[1] é um guia ilustrado das plantas medicinais mais utilizadas na Europa em finais do século XIX. O texto, originalmente escrito em alemão e publicado em três volumes, é baseado num trabalho do médico e farmacologista Hermann Adolph Köhler, completado postumamente por Gustav Pabst e editado por Franz Eugen Köhler.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

A obra é um guia ilustrado que descreve cerca de 300 plantas medicinais. Cada uma das plantas constantes das ilustrações é acompanhada por uma curta monografia contendo informações detalhadas sobre a botânica e a eficácia medicinal da planta em questão. Os textos são complementadas por cromolitografias de alta qualidade que reflectem detalhadamente e com grande fidelidade as características morfológicas da espécie.

A obra baseia-se num trabalho de Hermann Köhler (1834-1879) que, após a sua morte, foi continuado por Gustav Pabst. As ilustrações são da autoria dos ilustradores Walther Müller e Carl Friedrich Schmidt, gravadas por Karl Günther e impressas com recurso à técnica da cromolitografia.[2]

A obra foi publicada por Franz Eugen Köhler,[3] um editor especializado em obras de botânica da cidade de Gera (Gera-Untermhaus), aparecendo a primeira edição em três volumes em 1887.[4] A obra teve várias reimpressões até 1914, mas embora o editor tenha originalmente anunciado um quarto volume, este nunca foi publicado. A primeira colecção de gravuras da obra, publicada em 1883, mereceu uma medalha de ouro na Exposição Farmacêutica Internacional realizada em Viena em Agosto desse ano.

A coincidência de nome de família entre autor e editor, ambos com o apelido Köhler, conduz frequentemente que Franz Eugen Köhler seja erroneamente mencionado como o autor da obra, quando foi apenas o editor. "Koehler" e "Kohler" são grafias alternativas do nome Köhler.

Apesar de publicadas há mais de um século, as imagens continuam a ser frequentemente referenciadas como ilustração padrão para as espécies descritas, consideradas, do ponto de vista botânico, a melhor e mais útil série de ilustrações de plantas medicinais jamais publicada.[5]

Notas

  1. O título completo é: Köhler's Medizinal-Pflanzen in naturgetreuen Abbildungen mit kurz erläuterndem Texte. Atlas zur Pharmacopoea germanica, austriaca, belgica, danica, helvetica, hungarica, rossica, suecica, Neerlandica, British pharmacopoeia, zum Codex medicamentarius, sowie zur Pharmacopoeia of the United States of America.
  2. Köhler's Medizinal-Pflanzen.
  3. GND-Eintrag zu Franz Eugen Köhler
  4. Frontispício da obra.
  5. Sacheverell Sitwell, Wilfrid Blunt, Patrick Millington Synge: Great Flower Books, 1700-1900, A Bibliographical Record of Two Centuries of Finely-Illustrated Flower Books; Verlag: Atlantic Monthly Pr; Auflage: New (Oktober 1990), ISBN 0871132842

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Plantas Medicinais de Köhler

Galeria[editar | editar código-fonte]