KDE Plasma 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Plasma (KDE))
KDE Plasma 4
Logótipo
KDE Plasma 4
Captura de tela
KDE Plasma 4
KDE Plasma 4.9
Desenvolvedor Aaron Seigo como líder do projeto e outros
Plataforma alpha, amd64, arm, hppa, ia64, ppc, ppc64, sparc, x86
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançamento 11 de janeiro de 2008 (16 anos)[1]
Versão estável 4.11.22[2] (19 de agosto de 2015; há 8 anos)
Idioma(s) Multilíngue
Escrito em C++ (Qt4)
Sistema operativo Completa: Tipo-unix com X11 e também Windows XP–posterior.[3]
Apenas programas: Mac OS X v10.4–posterior
Gênero(s) Motor de widget e área de trabalho
Licença GNU LGPL
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Página oficial www.kde.org/workspaces/plasmadesktop/ (página arquivada)
Cronologia
K Desktop Environment 3
KDE Plasma 5

O KDE Plasma 4, subsequentemente renomeado de KDE Plasma Workspaces, é a quarta geração de ambientes gráficos fornecidos pelo KDE. É composto por três espaços de trabalho, cada um visando uma plataforma específica: Plasma Desktop para PCs tradicionais e notebooks, Plasma Netbook para netbooks, e Plasma Active para tablets e dispositivos similares.

A sua tecnologia é fundamental para recriar várias tecnologias de integração da área de trabalho incluídas nos ambientes KDE anteriores, para GNU/Linux e outros sistemas tipo unix, focando-se na beleza e em efeitos gráficos especiais. Ele mais perceptivelmente substitui a anterior camada KDesktop, a barra de tarefas Kicker e o motor de widgets SuperKaramba, usados na série KDE 3, por um espaço de trabalho unificado para a KDE SC 4. O Plasma também fornece interfaces que independem da resolução para o KDE, tornando a área de trabalho praticamente idêntica mesmo em resoluções de tela diferentes. Os applets do Plasma são chamados coletivamente de plasmóides, mas variam de widgets informativos a mini-aplicativos como calculadoras e dicionários. Um recurso importante do Plasma é que não mais distinção entre painéis (como a barra de tarefas), ícones da área de trabalho, ou widgets; eles são criados da mesma forma.

O Plasma separa componentes em "motores de dados" e sua visualização em contrapartida. O objetivo é reduzir o esforço total de programa necessário para múltiplas visualizações dos mesmos dados; e para facilitar que o motor de dados e sua visualizações sejam escritos independentemente. O substituto planejado para o KMenu em versões posteriores da KDE SC 4, chamado Raptor, fará uso extensivo disto.

Com o lançamento do KDE SC 4.11 em 14 de agosto de 2013, o KDE Plasma 4 foi colocado em um congelamento de recursos e transformado em um pacote estável a longo prazo até agosto de 2015.[4] Em 15 de julho de 2014, o sucessor do KDE Plasma 4, o KDE Plasma 5, foi lançado.[5]

Widgets suportados[editar | editar código-fonte]

Esta é a lista dos widgets que a versão atual do Plasma suporta. Lembre-se que nem todos widgets são suportados por padrão em todas distribuições Linux; algumas podem exigir diferentes pacotes, ou até a recompilação do Plasma.

Referências

  1. «KDE 4.0 Release Announcement» 
  2. «KDE Ships KDE Applications 15.08.0». KDE. 19 de agosto de 2015. Consultado em 25 de junho de 2021 
  3. «Replace Windows Shell with KDE Plasma Desktop» 
  4. «KDE Software Compilation 4.11». KDE. 14 de agosto de 2013. Consultado em 26 de junho de 2021 
  5. «New Plasma brings a cleaner interface on top of a new graphics stack». kde.org. KDE. 15 de julho de 2014. Consultado em 26 de junho de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]