Plataforma Flutuante da Marina Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Idiomas
Este artigo ou seção foi traduzido de um projecto Wikipédia noutro idioma. Esta barra serve como referência para este artigo.
The Float@Marina Bay
Marina Bay Street Circuit Grand Stand.JPG
Vista aérea da The Float@Marina Bay e trecho da pista do Circuito Urbano de Marina Bay.
Características
Local Marina Bay,  Singapura
Gramado Artificial (120 m x 83 m)
Capacidade 30,000
Construção
Data 2006 - 2007
Inauguração
Data 20 de maio de 2007
Último Jogo
Outras informações

The Float@Marina Bay ou Plataforma Flutuante Marina Bay, também conhecido como Estádio Flutuante Marina Bay (Chinês: 滨海湾浮动舞台), é a primeira e maior plataforma flutuante do mundo. Está localizado nas águas da Reserva Marinha da Marina na Baía de Cingapura.

Feita inteiramente de aço, mede 123 metros de comprimento e 83 metros de largura, e é 5% mais larga do que o campo de futebol do Estádio Nacional de Singapura. A plataforma pode aguentar até 1070 toneladas, equivalentes ao peso total de 9 mil pessoas, 200 toneladas de adereços e 30 toneladas de veículos militares. As galerias da plataforma tem capacidade para até 30 mil pessoas

O estádio flutuante é a estrutura da cidade para mega-eventos,de 2003 a 2011.Quando o Hub de Esportes da Cidade em Kallang ficará pronto. Estes eventos incluem esportes,shows, exibições, e eventos culturais.Desde 2006,a Parada do Dia Nacional de Cingapura tem como sede provisória a arena.

A plataforma faz parte do Circuito da Marina Bay,e em sua frente estão as curvas 17 e 18.No,qual anualmente é realizado o Grande Prêmio F1 de Cingapura.E exatamente na frente da Plataforma,o local aonde o piloto Nelson Piquet Júnior bateu propositalmente seu carro no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 para supostamente beneficiar o piloto Fernando Alonso da mesma scuderia a Renault e que estava em condições de ganhar o campeonato daquela temporada.

Aproveitando a vitória de Singapura para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, a Plataforma foi o local principal dos Jogos,sediando as Cerimônias de Abertura e de Encerramento e as provas do ciclismo de Estrada.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia de uma plataforma flutuante foi concebida pelo comitê organizador da Parada do Dia Nacional,em 2007. Em 2004, o Coronel Teo Jing Siong, o chefe do comitê da Parada Nacional, foi perguntado para uma solução para o novo lugar para a Parada do Dia Nacional, já que o Estádio Nacional seria demolido. Teo Jing Siong analisou como opções o Estádio Jalan Besar, o Clube de Turfe de Cingapura e o lado Sul da Marina. Antes de optar pela alternativa mais arriscada a construção de uma plataforma temporária na Marina. O Governo de Singapura avaliou que um estádio temporário seria a solução perfeita para substituir provisoriamente o Estádio Nacional de Singapura.

Em 2005, o comitê de Teo trabalhou com a Autoridade do Re-desenvolvimento Urbano e com o Conselho dos Esportes de Singapura no design da plataforma flutuante, e além da Parada,a Plataforma iria sediar outros eventos.

Depois do projeto ser finalizado, o contratador, a Marina SembCorp, iniciou a construção da plataforma flutuante em Março de 2006. A plataforma tinha 13 meses para estar pronta, e exatamente ao prazo final do projeto.Ele já estava pronto

Estádio Flutuante Marina Bay em Maio de 2007

Eventos[editar | editar código-fonte]

O primeiro evento de destaque no Estádio Flutuante Marina Bay foi a Parada do Dia Nacional de 2007. Este foi seguido pelo Festival de Fogos de Artifício de Singapura,entre 17 e 18 de Agosto do mesmo ano.

Em 25 de Agosto de 2007, o estádio foi sede da Festa da Água da Singapura 2007, de 6 semanas de duração, e aqui ocorreram exibições de profissionais de Esqui Aquático e Wake Bord. Em 2 de Setembro de 2007 a plataforma foi o ponto de início e chegada para o Triatlo Aviva Ironman 70.3 de Singapura.

Entre os meses de setembro a abril, o Estádio Flutuante Marina Bay é fechado para a preparação do Grande Prêmio de Singapura de F1.