Plataforma de exportação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Plataforma de exportação é um modelo econômico usado pela primeira vez, e com sucesso, por quatro antigos territórios agrícolas da Ásia (Coreia do Sul, Singapura, Taiwan e Hong Kong) que se tornaram altamente industrializados e que são hoje grandes exportadores de produtos manufaturados e de alta tecnologia.

As quatro plataformas de exportação originais receberam o título de Tigres Asiáticos, especialmente pelo seu acentuado crescimento econômico e industrial entre as décadas de 1970 e 1980.[1]

Outros quatro países asiáticos também estão se tornando plataformas de exportação, são eles: Indonésia, Malásia, Tailândia e Filipinas.

A plataforma de exportações consiste no incentivo governamental para a modernização dos produtos internos. É uma questão de sobrevivência: os governos isentam os impostos alfandegários e internos, o que provoca uma imigração de empresas multinacionais para o país. Assim, as empresas nacionais são "obrigadas" a se modernizar para poder concorrer com as multinacionais, expandindo assim, a economia e tecnologia nacional. Além disso, o governo oferece empréstimos a juros baixos para as empresas que estiverem dispostas e se comprometerem com o desenvolvimento, crescimento e ajuda à economia nacional.

Apesar de ser um método muito arriscado, mostrou bons resultados nos Tigres Asiáticos, que hoje representam fortes potências no panorama econômico mundial.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.