Plataforma de lançamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma plataforma de lançamento é uma área específica, a partir da qual foguetes são lançados.[1] Um Espaçoporto ou um Centro de lançamentos, pode conter uma ou mais plataformas de lançamento.

Uma plataforma de lançamento típica é constituída de uma torre principal, estruturas de serviço auxiliares e estruturas "umbilicais" a ser conectadas ao foguete. As estruturas de serviço permitem acesso à plataforma de modo a inspecionar o foguete antes do lançamento. A maioria das estruturas de serviço podem ser movidas ou rotacionadas para uma distância segura. As estruturas "umbilicais" são usadas para carregar combustível e recuperar dados dos instrumentos internos do foguete. O foguete fica apoiado numa base de lançamento, podendo ser esta do tipo torre ou do tipo mesa, podendo ambas possuir estruturas de deflexão para os gases sob pressão e o intenso calor gerados pelos motores do foguete no momento da partida.[2]

A maioria dos lançamentos de foguetes a combustível líquido precisam ser interrompidos no período de contagem regressiva para o lançamento. Isso é necessário, a contagem pode ser interrompida com o surgimento de algum problema, o problema deve ser resolvido ou identificado como não essencial pelo pessoal técnico para que a contagem recomece. Por esse motivo, estruturas com elevadores tambám são comuns em plataformas de lançamento.

A maioria dos foguetes precisa estar preso a uma base sólida e estável por alguns segundos após a ignição enquanto os motores "esquentam" e se estabilizam com o empuxo máximo. Essa estabilização é geralmente obtida com o uso de parafusos pirotécnicos para prender o foguete à base de lançamento. Quando o foguete está estabilizado e pronto para ser liberado, os parafusos "explodem" liberando o veículo de todas as conexões com a base de lançamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre foguetes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.