Please Please Me

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Please Please Me
Álbum de estúdio de The Beatles
Lançamento 22 de Março de 1963 (mono)
26 de Abril de 1963 (estéreo)
Gravação Abbey Road Studios
11 de Setembro de 1962, 26 de Novembro de 1962 e 11 de Fevereiro de 1963
Gênero(s) Rock and roll
Duração 32:45
Gravadora(s) Parlophone
PMC 1202 (mono)
PCS 3042 (estéreo)
CDP 7 46435 2
Produção George Martin
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de The Beatles
Último
Último
With the Beatles
(1963)
Próximo
Próximo
Singles de Please Please Me
  1. "Love Me Do"
    Lançamento: 5 de Outubro de 1962
  2. "Please Please Me"
    Lançamento: 11 de Janeiro de 1963
  3. "Twist and Shout"
    Lançamento: 2 de Março de 1964
  4. "Do You Want To Know A Secret"
    Lançamento: 23 de Março de 1964
  5. "Baby It's You"
    Lançamento: 20 de Março de 1995

Please Please Me é o primeiro álbum gravado em estúdio e lançado pelos Beatles, em 22 de março de 1963. O álbum contém 14 canções, oito escritas por Lennon/McCartney. Em 2003, a revista Rolling Stone listou o álbum no número 39 na lista de 500 melhores álbuns de todos os tempos.[1] A Rolling Stone também colocou as canções "I Saw Her Standing There" (em #130) e "Please Please Me" (#184) na lista de 500 melhores canções de todos os tempos.

Nos Estados Unidos, a maioria das canções de Please Please Me foram lançadas no álbum da Vee-Jay Records chamado Introducing... The Beatles em 1964, e depois no álbum da Capitol Records chamado The Early Beatles em 1965. O álbum Please Please Me não foi lançado neste país até a padronização mundial do catálogo dos Beatles.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as faixas de autoria (Lennon/McCartney), exceto nas citadas.

Lado A

# Título Duração
1. "I Saw Her Standing There"   2:55
2. "Misery"   1:50
3. "Anna (Go to Him)" (Alexander) 2:57
4. "Chains" (Goffin/King) 2:26
5. "Boys" (Dixon/Farrell) 2:27
6. "Ask Me Why"   2:27
7. "Please Please Me"   2:03

Lado B

# Título Duração
1. "Love Me Do"   2:22
2. "P.S. I Love You"   2:05
3. "Baby It's You" (David/Williams/Bacharach) 2:38
4. "Do You Want To Know A Secret?"   1:59
5. "A Taste of Honey" (Scott/Marlow) 2:05
6. "There's A Place"   1:52
7. "Twist and Shout" (Medley/Russell) 2:33

Gravação[editar | editar código-fonte]

Os Beatles já haviam gravado quatro canções anteriormente que fizeram parte de dois singles. O primeiro single com "Love Me Do"/"P.S. I Love You" gravado em 11 de setembro e o segundo com "Please Please Me"/"Ask Me Why" gravado em 26 de novembro; ambos em 1962. O álbum contém 14 canções, na sua época de lançamento em 1963, geralmente um álbum tinha 7 canções de cada lado. Foram necessárias mais dez canções para completar as quatro já gravadas e lançadas em single anteriormente pelos Beatles. Assim no dia 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e o produtor George Martin começaram os trabalhos no Abbey Road Studios. As gravações do álbum soam como se fosse quase um trabalho ao vivo, já que tudo foi gravado no mesmo dia. Foi necessário apenas 585 minutos, ou seja, 9 horas e 45 minutos.[2] Com apenas três sessões naquele dia, cada uma com aproximadamente 3 horas de duração, eles produziram uma autêntica representação da band no Cavern Club.[3]

O dia de gravação terminou com o cover de "Twist and Shout", que foi a última a ser gravada. A canção "Hold Me Tight" também foi gravada durante a sessão mas só foi usada no álbum posterior, em uma nova gravação do dia 12 de setembro de 1963.[4]

O dia inteiro de gravação custou por volta de £400.[5] George Martin disse: "Não foi uma grande quantia para a Parlophone. Eu trabalhava com um orçamento anual de £55,000.".[6]

Please Please Me foi gravada em dois canais, com a maior parte dos instrumentos em um canal e os vocais em outro.

Lançamentos[editar | editar código-fonte]

O álbum foi lançado no Reino Unido com o nome de Please Please Me em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Como era comum na época cada país podia elaborar seus próprios álbuns com nome, capas e selecão de canções particular. Assim sendo, a Vee-Jay records lançou noos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de Introducing the Beatles no dia 22 de julho de 1963. Este álbum continha as mesmas canções do álbum inglês mas uma capa diferente.

No Brasil, a canção "I Saw Her Standing There" saiu no álbum Beatlemania de 1964 e "Please Please Me", "Boys", "Twist and Shout", "Baby It's You" e "Do You Want To Know A Secret" no álbum The Beatles Again. "A Taste Of Honey" e "There's A Place" foram lançadas em EP em 1964 junto com "Twist And Shout" e "Do You Want To Know A Secret". E "Love Me Do" em outro EP no mesmo ano.

Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987.

Sobre as canções[editar | editar código-fonte]

Covers[editar | editar código-fonte]

Canções compostas e lançadas inicialmente por outros interprétes, os covers, foram escolhidos por George Martin e pelos Beatles. Foram escolhidas duas cançoes anteiormente interpetadas pelo grupo vocal feminino The Shirelles: "Baby It's You" e "Boys". Do cantor e compositor Arthur Alexander foi escolhida "Anna (Go to Him)". Outros importantes nomes do rock também fizeram cover de Alexander como por exemplo os Rolling Stones e Humble Pie. Os Beatles também gravaram a canção "Soldier of Love" de Alexander mas ela só foi lançada no álbum Live at the BBC. O maior sucesso entre os covers foi a canção "Twist and Shout". Em 1986 voltou as paradas de sucesso ao ser usada na trilha sonora do filme Ferris Bueller's Day Off (no Brasil, chamado de Curtindo a Vida Adoidado)

Composições de Lennon/McCartney[editar | editar código-fonte]

"Love Me Do" foi a primeira canção lançada oficialmente pelos Beatles em 1962. A canção utilizou três bateristas diferentes, no single saiu a versão com Ringo Starr na bateria, no álbum Please Please Me a versão de Andy White na bateria e a de Pete Best só foi lançada no Anthology 1. A canção atingiu o décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso inglesa. E só atingiria o primeiro lugar nos Estados Unidos em 1964. "P.S. I Love You" foi lançada como lado B do compacto de "Love Me Do".

"Please Please Me" foi a primeira canção dos Beatles a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa. Inspirado em Roy Orbison e na canção de Bing Crosby, "Please" de 1932, John Lennon é o principal compositor da canção. "Ask Me Why" era o lado B do single que trazia a canção "Please Please Me", para escreve-la, John se inspirou em Smokey Robinson, um dos seus cantores prediletos.

"I Saw Her Standing There", canção que abre o álbum traz Paul nos vocais e um solo de guitarra de George claramente influênciado pelos solos do guitarrista Chuck Berry. "Do You Want To Know A Secret?", escrita por John e cantada por George Harrison, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa quando foi regravada pelo grupo Billy J. Kramer & The Dakotas e foi a primeira canção dos Beatles a atingir sucesso com outro intérprete. A canção "Misery" escrita por John e oferecida a cantora inglesa Helen Shapiro, cujo empresário recusou-a.

A capa[editar | editar código-fonte]

George Martin, que tinha encanto pelo Zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para o mesmo se os Beatles possassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do Zoo, mas a Sociedade Zoologica de London não permitiu que isso fosse feito. Decidiu-se então que a foto da capa fosse dos quatro integrantes em um balcão da escadaria da EMI. Esta foto tirada por Angus McBean foi usada posteriormente para a capa da coletânea The Beatles 1962-1966.

Músicos[editar | editar código-fonte]

Participações:

Referências

  1. The 500 Greatest albuns of All Time. Rolling Stone. Página visitada em 2007-11-19.
  2. Mark Lewisohn The Complete Beatles Recording Sessions P.24
  3. Mark Lewisohn. The Beatles Recording Sessions. New York: Harmony Books, 1988. 24, 26 p. ISBN 0-517-57066-1
  4. Mark Lewisohn. The Beatles Recording Sessions. [S.l.: s.n.], 1988. 36 p.
  5. Bill Harry The Ultimate Beatles Encyclopedia P.528
  6. "Q" Magazine The Beatles Collectors Limited Edition P.38

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]