Pleiku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pleiku
Pleiku está localizado em: Vietnã
Pleiku
Localização de Pleiku (Vietnã)
Coordenadas 13° 59' N 108° E
País Vietnã
Província Gia Lai

Pleiku é uma cidade localizada na região central montanhosa do Vietnã, na província de Gia Lai.[1]

Ela está situada na junção de diversas estradas importantes do país, principalmente a estrada para Kontum ao norte e para Stœng Trêng ao oeste, no Camboja; é servida por um aeroporto, situado nos limites da cidade. Seus habitantes são em maioria pertencentes aos grupos étnicos Bahnar e Jarai, também chamados de Montagnards ou Degar.

Guerra do Vietnã[editar | editar código-fonte]

Pleiku foi uma cidade de importância estratégica durante a Guerra do Vietnã, porque ali se encontrava um dos principais pontos terminais de distribuição de equipamentos e provisões militares do exército norte-americano, ligando a costa ao interior. Além disso, sua localização num platô das montanhas, entre Kontum ao norte e Ban Me Thuot ao sul, e as bases do exército norte-vietnamita a oeste, em território cambojano, fizeram da cidade o centro principal de defesa de toda a região alta da República do Vietnã. O ataque feito pelas forças do vietcong a esta cidade no começo de 1965, contra os marines ali estabelecidos, foi um dos eventos-chave para a escalada do conflito.

Após a retirada das forças norte-americanas do Vietnã, em 1973, a cidade recebeu ordens de ser evacuada pelo presidente Nguyen Van Thieu depois da perda de Ban Me Thuot aos comunistas do norte e da insegurança da estrada levando a Qui Nhon. Esta tentativa de retirada da população e dos soldados ali baseados frente ao avanço norte-vietnamita, levou a um dos maiores massacres do fim de guerra, com mais de cem mil civis evacuados da área de Pleiku e Kontum sendo mortos pelo inimigo nas estradas.

Transportes[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Pleiku» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 20 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Vietnã / Vietname é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.