Pixie and Dixie and Mr. Jinks

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Plic, Ploc & Chuvisco)
Pixie and Dixie and Mr. Jinks
Pixie e Dixie (PT)
Plic e Ploc e Chuvisco (BR)
Pixie and Dixie and Mr. Jinks
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Comédia, animação
Duração aprox. 7 minutos
Criador(es) William Hanna
Joseph Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 3
Episódios 57 (lista de episódios)
Produção
Empresa(s) produtora(s) Hanna-Barbera Productions
Exibição
Emissora original Broadcast syndication
ABC
Distribuição Screen Gems
Transmissão original 2 de outubro de 1958 - 13 de outubro de 1961
Cronologia
Programas relacionados Dom Pixote
Zé Colmeia
Lobo Joca

Plic e Ploc e Chuvisco (em Portugal: Pixie e Dixie - em inglês: Pixie and Dixie and Mr. Jinks) é um desenho animado produzido pela Hanna-Barbera, apresentado como um segmento da série de Dom Pixote, originariamente exibida entre 1958 e 1961.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dos mesmos criadores de "Tom and Jerry", a série mostra uma dupla de ratos chamada Pixie and Dixie, dois ratos otimistas que adoram diversão e de vez em quando gozar com Mr.Jinks, o gato da casa. No Brasil foi exibido pela TV Bandeirantes.

Dubladores (Estados Unidos e Brasil)[editar | editar código-fonte]

Personagem Nos EUA No Brasil
Estúdio: AIC, São Paulo
Ploc (Pixie) Don Messick Gastão Renné
Plic (Dixie) Daws Butler Older Cazarré
Chuvisco (Mr. Jinks) Magno Marino (1ª voz)
Arakén Saldanha (2ª voz)

No Brasil, alguns episódios foram redublados pela Double Sound, no Rio de Janeiro.

A série foi exibida na Rede Globo nos anos 70 e 80 e no Boomerang com dobragem brasileira, atualmente está no Tooncast

Portugal[editar | editar código-fonte]

  • Em Portugal, a série é exibida em inglês (nos canais estrangeiros) e com legendas em português (nos canais portugueses). O país não tem direitos para dobrar a série.
  • Em Portugal, a série foi exibida no Boomerang Europa em inglês (sem legendas). A única emissora em que a série foi exibida com legendas em português foi na RTP. A RTP1 passou a série no inicio dos anos 90 com legendas em português. Mais tarde foi reposta na RTP Memória em 2008, 2009 e início de 2010 (em 2010, em raras madrugadas). A série foi exibida nos canais portugueses apenas como o nome dos dois ratos "Pixie e Dixie".

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Estrelados pelos ratos Plic e Ploc e pelo gato Chuvisco, os curtas, de certo modo, remetem à criação anterior mais conhecida da dupla Hanna-Barbera, Tom e Jerry, que também destaca a rivalidade entre um gato e um rato (às vezes dois) em um ambiente doméstico. No entanto, sem o alto orçamento que Tom e Jerry teve para uma animação completa, o trio se concentrou em divertidos diálogos para dar humor aos desenhos. O desenho também é menos violento e, ao contrário de Tom, Chuvisco não é inteligente o suficiente para representar uma real ameaça aos roedores e por isso é visto raramente sendo amigo de Plic e Ploc. Outra diferença é que são mais frequentes as vezes em que Chuvisco se sai vencedor ou compartilha um bom final com os ratos, enquanto Tom raramente leva a melhor sobre o Jerry.
  • Tal como Dom Pixote, Chuvisco tem o costume de falar diretamente com o telespectador, discutindo seus planos para apanhar Plic e Ploc.
  • O desenho é criticado por algumas pessoas pela fraca animação de movimento dos personagens.
  • A RTP Memória teve na época outros desenhos animados estrangeiros em aposta, como "Bugs Bunny", "Pepe Legal e Babalu", "Wally Gator" e "Mister Magoo", no entanto, nunca ouve uma aposta do canal ao "Tom and Jerry". "Pixie e Dixie" (juntamente com "Wally Gator") foi substituído pelas curtas dos "Looney Tunes" e foi um dos últimos desenhos animados vindos do estrangeiro a ser transmitido no canal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]