Plus Ultra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de armas de Espanha com o lema Plus ultra

Plus ultra (Mais além, em latim) é um lema latino e o lema nacional da Espanha.

Possível origem[editar | editar código-fonte]

Foi utilizado pela primeira vez pelo rei Carlos I da Espanha, também conhecido como Carlos V do Sacro Império Romano. Plus Ultra era seu lema pessoal, cujo objetivo era demonstrar o dinamismo do novo império cosmopolita que ele regeria.

Segundo Earl Rosenthal, Carlos I adotou o lema sob influência de seu médico e conselheiro pessoal, o humanista milanês Luigi Marliano. Luigi teria aconselhado o jovem Carlos a adotar o lema quando Carlos, ainda apenas um duque, completara a maioridade e fora proclamado grão-mestre da Ordem do Tosão de Ouro.[carece de fontes?]

Incentivo à exploração marítima[editar | editar código-fonte]

Lema Plus Ultra nas colunas da prefeitura de Sevilha

Afirma-se que o tema também motivaria navegantes a desafiar a antiga lenda de que o Estreito de Gibraltar seria o limite do mundo.[carece de fontes?] Segundo a mitologia romana, Hércules teria colocado dois pilares no Estreito, marcando o limite até onde os navegadores mediterrâneos poderiam ir. Desse modo, as Colunas de Hércules seriam o Non Terrae Plus Ultra (não há terras mais além, em latim), assim como a região de Finistère.[carece de fontes?] (Obviamente, o lema Non Terrae Plus Ultra perdeu muito de seu poder simbólico quando Cristóvão Colombo chegou às Índias Ocidentais após atravessar o Oceano Atlântico, em 1492.)

Uso como lema nacional[editar | editar código-fonte]

Desde a adoção por Carlos I da Espanha, Plus ultra é o lema nacional espanhol. No atual brasão de armas de Espanha, o lema está escrito numa faixa que rodeia as Colunas de Hércules.


Ícone de esboço Este artigo sobre Espanha é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.