Plutarco Haza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Plutarco Haza
Nome completo Plutarco Valdés Haza
Nascimento 22 de junho de 1972 (42 anos)
Ciudad Obregón, Sonora  México
Ocupação Ator
Cônjuge Ludwika Paleta (1998-2008)
IMDb: (inglês)

Plutarco Valdés Haza (Ciudad Obregón estado de Sonora, 22 de junho de 1972)é um ator mexicano. Foi casado com a atriz Ludwika Paleta com quem tem um filho, Nicolas.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Plutarco nasceu em Ciudad Obregón, mas foi criado em Mazatlán no estado de Sinaloa. Para obter êxito em sua carreira de ator ele se mudou para Cidade do México. Ele estudou Licenciatura em Teatro. Participou de alguns filmes mexicanos, tais como "En el Aire" (1993), "Cilantro" e "Perejil" (1995). Uma faceta em sua vida foi ter sido apresentador, e sua estreia foi no programa infantil "Bizbirije", transmitido pelo Canal 11 no México.

Sua carreira teatral é extensa, começou com a obra "Así que pasen cinco años" de Federico García Lorca em (1992); depois atuou em "El Contrapaso" (1993) sob a direção de José Caballero; "Morir, dormir, soñar" interpretando a Macbeth (1993); "Roberto Zucco" (1994); "¡Ah machos¡" (1996); "Muerte Súbita" (1998); "Llegué y no me esperabas" e "El Cartero" (1999).

Plutarco fez toda sua carreira na TV Azteca, atuando em muitas telenovelas como: "Mirada de Mujer", "Buenos para nada", "La Casa del naranjo", "Romántica Obsesión", "Todo por Amor" e "País de las mujeres". Em 2003 seguiu dando vida ao personagem Andrés em "Mirada de Mujer, el regreso".[1]

De certa forma Plutarco ficou mas conhecido por conta do seu casamento de 10 anos, com a atriz Ludwika Paleta com que se casou no civil, com quem teve um filho chamado Nicolás. Após 6 anos de casamento eles se casaram, na igreja no dia 18 de dezembro 2004, na cidade de Acapulco, alguns anos depois o Ludwika teve um envolvimento sentimental com o conturbado ator Pablo Montero durante as gravações da telenovela Duelo de pasiones no ano de 2006, na qual eram os protagonistas, ela se separou de Plutarco mas não chegou assumir Pablo publicamente, então pouco tempo depois Plutarco e Ludwika retomam o casamento, mas durou pouco em 2008 eles anunciram o divórcio.[2]

Em 2010 Plutarco protagaoniza a telenovela Las Aparicio.[3]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Teatro[editar | editar código-fonte]

  • Así que pasen cinco años (1992)
  • El Contrapaso (1993)
  • Morir, dormir, soñar (1993)
  • Roberto Zucco (1994)
  • ¡Ah machos¡ (1996)
  • Muerte Súbita (1998)
  • Llegué y no me esperabas (1999)
  • El Cartero (1999)

Séries TV[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Esmas.com. Biografia de Plutarco Haza (em espanhol). Página visitada em março de 2008.
  2. Esmas.com. Plutarco Haza confirma seu divórcio da atriz Ludwika Paleta (em espanhol). Página visitada em maio de 2008.
  3. El Informador. Plutarco Haza protagoniza Las Aparicio (em espanhol). Página visitada em fevereiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]