Poço artesiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esquema de um poço artesiano

Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.

Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.

Há relatos que os primeiros poços foram perfurados por habitantes na china medieval, logo existem passagem bíblicas de como os Judeus foram parar no Egito, indica que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.

Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesiã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. então todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho, isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço, então em e qualquer escavação neste local o nível da água terá de passar o da superfície.

Uma outra explicação ao nome do poço se baseia na crença de que o primeiro fora perfurado na cidade francesa de Artois no século XII.

Poço artesiano

Poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca to tubo para controlar a saída da água.

Poço semi-artesiano

Poço tubular profundo cuja pressão da água não é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando instalação de equipamento no interior do poço para efetuar a bombeamento da água.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Poço artesiano
Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.