Poder nacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Poder nacional é definido como a soma de todos os recursos disponíveis para uma nação em busca de objetivos nacionais.[1]

Elementos do poder nacional[editar | editar código-fonte]

O poder nacional é composto de vários elementos, também referidos como instrumentos ou atributos, estes podem ser agrupados em duas categorias com base em sua aplicabilidade e origem: "nacional" ou "social".[2]

Aplicação[editar | editar código-fonte]

Facetas importantes da geografia, tais como localização, clima, topografia e o tamanho do papel desempenhado pela nação para adquirir um poder nacional. O local tem uma influência importante sobre a política externa de um país. A relação entre política externa e de localização geográfica deu origem à Geopolítica.

A presença de um obstáculo de água oferece proteção para os Estado-nações, como Grã-Bretanha, Japão e Estados Unidos, e permitiu para que o Japão seguisse políticas isolacionistas. A disponibilidade de grandes faixas litorâneas também permitiram que estas nações construissem fortes esquadras e expandissem seus territórios pacificamente ou pela conquista. Em contraste, a Polônia com nenhum obstáculo para se separar de seus vizinhos poderosos, perdeu a sua existência como nação independente, sendo dividida entre o Reino da Prússia, o Império Russo e o Império da Áustria de 1795 até a sua independência em 1918. O clima pode afetar a produtividade da agricultura russa, pela maioria da população estar concentrada em regiões mais ao norte dos campos ideais para o cultivo. Por outro lado, o tamanho do território da Rússia lhe permitiu negociar o espaço durante a Grande Guerra Patrótica.

Referências

  1. "Instruments of national power." in US NATO Military Terminology Group. JP 1 (02) "Dictionary of Military and Associated Terms", 2001 (As amended through 31 July 2010). Pentagon, Washington: Joint Chiefs of Staff, US Department of Defense, 2010. 580 (excluding foreword and appendices) pp. p. 229. Visitado em 1 de novembro de 2011.
  2. Jablonsky, David. The U.S. Army War College Guide to National Security Issues (Vol 1): Theory of War and Strategy (4/ed). Carlisle, Pennsylvania: U.S. Army War College, 2010. 376 pp. p. 126. ISBN 1-58487-450-3. Visitado em 1 de novembro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]