Poderes e habilidades do Superman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, refª do (possível) original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

Os poderes e habilidades de Superman modificaram-se drasticamente desde sua primeira aparição na década de 1930. Conforme o personagem ia se desenvolvendo, suas habilidades foram sendo ampliadas para manter o interesse de sua audiência. A extensão de seus poderes chegou ao topo durante as décadas de 1970 e 1980, de tal forma que tornou-se difícil criar desafios interessantes ao personagem. Como resultado, seus poderes foram diminuídos quando sua história foi "resetada" pelo escritor John Byrne depois da série Crise nas Infinitas Terras. Depois da saída de Byrne, seus poderes foram gradualmente aumentados novamente mas, mesmo assim ele continua mais fraco do que o Superman pré-Crise.

Lista Completa[editar | editar código-fonte]

Ao longo da existência do personagem por mais de 70 anos, Superman já teve, em algum ponto ou outro, várias combinações das seguintes competências e habilidades. Os níveis desses poderes e capacidades individuais também mudaram de intensidade, de "apenas" melhorado acima dos seres humanos normais. Alguns acrescentaram que o personagem evoluiu, alguns tons para baixo e restrito em épocas posteriores.

  • Superforça: - Uma força muito maior do que a de um ser humano normal, fazendo-o "mais poderoso que uma locomotiva," é um dos poderes de assinatura do Superman. Representações do limite superior da quantidade de peso que ele pode levantar variaram; por exemplo de ser capaz de fazer o trabalho de vários operários na metade do tempo, levantar objetos centenas de vezes com o seu próprio peso, incluindo qualquer veículo de tamanho sobre sua cabeça, dobrar e / ou quebrar o aço com as mãos nuas, elevar montanhas, e todo o caminho até a Idade da Prata e Idade Moderna mover planetas inteiros. Depois de ser saturado com energia solar amarela no Grandes Astros: Superman, sua força foi testada como excedendo a força de 200 quintilhões de toneladas (ou 2x10 ^ 20 toneladas, em notação científica, ou seja, 200.000.000.000 bilhões de toneladas ou ainda 200.000.000.000.000.000.000 de toneladas). As explicações incluem adaptação para a gravidade mais pesada de Krypton, e seus músculos usaram o poder da energia solar que alimenta todas as suas habilidades. A resistência de Superman também foi mostrada como ilimitada (enquanto ele permanecer na luz solar amarela).
  • Invulnerabilidade: - Imunidade a quase todas as formas de dano, incluindo a força extrema e temperaturas extremamente elevadas. A eficácia variou de sua pele ser perfurável por nada menos que uma "concha de explosão" para ser completamente ileso no marco zero de uma explosão nuclear. Esta habilidade inclui imunidade às doenças mais conhecidas, como vírus e toxinas. Explicações para essa capacidade incluem kryptonianos com uma estrutura molecular extremamente densa para cada uma de suas células, emitindo uma aura inquebrável de energia solar. No entanto, em raros casos Superman tem exigido atenção médica, esta resistência a lesões complicou procedimentos necessários, como a cirurgia. Por exemplo, quando um criminoso atirou com munição de kryptonita, um cirurgião foi forçado a dar ao Superman uma exposição controlada ao mineral, a fim de enfraquecer temporariamente a sua pele o suficiente para fazer as incisões necessárias para remover os fragmentos internos da bala. Em algumas versões, este poder retarda muito o seu envelhecimento e aumenta à medida que ele fica mais velho, às vezes tornando-o efetivamente imortal. O epílogo para a Sociedade da Justiça da América no enredo "O Reino do Amanhã" (uma espécie de sequência para a série limitada O Reino do Amanhã), mostrando Superman sobrevivendo mil anos no futuro, ainda que com uma idade muito avançada, como um homem encurvado. Outra versão no DC Um Milhão de vidas por meio do Século 853, cerca de 83.200 anos a partir de agora.
  • Vôo: - A capacidade de desafiar e naturalmente operar de forma independente da gravidade e impulsionar-se através do ar à vontade. Originalmente, ele só tinha o poder de saltar grandes distâncias, como afirmado na década de 1940 nos desenhos animados do Superman ("Capaz de saltar prédios altos num único salto"). Isso variou de simplesmente ser capaz de saltar grandes distâncias usando sua força imensa, para início no final de 1941 sendo capaz de acelerar, flutuar no ar, e mudar de direção enquanto viaja. Mais tarde ele se tornou capaz de atravessar distâncias interestelares sem parar. Lex Luthor, uma vez teorizou que Superman tinha a haste de um planeta gigante com gravidade enorme, onde sua espécie desenvolveu naturais órgãos anti-gravidade e serem capazes de funcionar; na Terra, este lhe permitiria controlar o seu próprio campo gravimétrico para voar.
  • Supervelocidade: - Outra das habilidades de assinatura do Superman é a sua velocidade sobre-humana, permitindo-lhe mover, reagir, correr, e voar extraodinariamente rápido. Originalmente classificado como sendo "mais rápido que uma bala", permitindo-lhe pegar balas no ar antes de atingi-lo, ou qualquer outra pessoa. Velocidades máximas variaram de cerca de cem quilômetros por hora, quando ele foi criado na década de 1930 a velocidades próximas a velocidade da luz na década de 1970 e 1980. Seus pensamentos e percepções são também muito acelerados para ser capaz de controlar suas ações enquanto se move em altas velocidades. A velocidade de corrida do Superman muitas vezes foi comparada com a do Flash.
  • Visão de raio-x: - A capacidade de ver através de objetos sólidos, geralmente com a exceção do chumbo. As primeiras histórias no princípio de que esconder objetos o impediria de encontrá-los, no entanto, as histórias mais modernas mostram Superman sendo capaz de tirar proveito da opacidade para fazer uma varredura gama de uma área com sua visão de Raios-X em que os objetos tornam-se imediatamente visíveis e, em seguida, estreitou sua busca aos locais específicos. As explicações de como funcionava este poder variaram, mas raramente incluem a emissão e percepção do real Raio-x, como a radiação de alta energia, seria realmente perigoso para os seres vivos que usa-sem. A teoria mais comum envolve ser capaz de ver e concentrar-se sobre os padrões de radiação cósmica natural como ele reverbera objetos fora. A visão de Raio-x foi usada pela primeira vez por Superman em Action Comics # 11 (Abril 1939), onde era chamado de "Superman é a visão de raios-X."
  • Visão de calor: - Capacidade de emitir a energia solar a partir de seus olhos. Geralmente os lasers se assemelham a vermelho ou laranja - como feixes, o que pode ser invisível a baixas temperaturas, mas extremamente brilhante em altas. O alcance efetivo de seus raios são centenas de pés. Além da variação da largura do feixe, altura e intensidade, Superman tem demonstrado um alto grau de habilidade e precisão na manipulação de seu uso dos feixes, capaz de com este poder fazer precisão cirúrgica e em níveis microscópicos. Uma vez que o poder pode ser usado de forma invisível, Superman muitas vezes leva vantagem, para executar tarefas sutilmente, sem necessidade de entrar na fantasia. Em algumas versões, esses feixes também pode ser usados para produzir grande força concussiva ao invés de calor. Os feixes são tremendamente poderosos e pode ser usado para ruptura de placas de aço e pulverizar rocha. Também em algumas histórias, ela pode ser refletida como um laser verdadeiro, capaz de usar uma grande habilidade e precisão na manipulação das explosões em alvos múltiplos em rápida sucessão, ou mais comumente para remover o cabelo facial muito durável. Às vezes, demonstrou ser um dos seus poderes mais fisicamente drenados para usar, quando ele usa energia concentrada, tais como solar. Nas histórias pré-crise, Clark usa óculos com lentes de vidro de Krypton (inicialmente canibalizados da cúpula do seu foguete de transparência) para que ele possa disparar sua visão de calor através deles sem danificá-los. Nas histórias do 1986 em diante, relançaram Clark usando óculos regular e, em seguida, com a revisão em Superman: Origem Secreta, ele usa óculos com vidro kryptoniano que são destinados a conter emissões indesejadas e, nesta situação, Clark é forçado a tirá-los momentaneamente do arco de seus olhos, queimando ao usar sua eficaz visão de calor.
  • Respiração Super-Humana: - Capacidade de inspirar e expirar grandes volumes de ar com grande força, capaz de extinguir grandes incêndios e mover objetos pesados ​​como carros. Também permite que Superman prenda a respiração por longos períodos em ambientes sem ar. O lançamento (exalação) de ar altamente comprimido através de uma válvula (como os lábios franzidos) faz com que a temperatura caia radicalmente. Isto é conhecido como efeito Joule-Thomson, e quando Superman faz isso, ela é normalmente referida como Sopro Congelante, e pode esfriar objetos a temperaturas abaixo de zero e congelar sólido a umidade do ar.
  • Super-Audição: - Pode ouvir sons muito mais baixos, com muito mais detalhes a distâncias muito maiores do que normalmente é humanamente possível, incluindo sons em freqüências indetectável para seres humanos, tais como apitos para cães. Superman é capaz de mentalmente captar a maior parte destes sons para ouvir normalmente, mesmo em um ambiente ruidoso, e pode se concentrar em coisas específicas, como a voz de uma pessoa ou batimentos cardíacos, mesmo que estejam em outra parte da cidade. Ele pode até mesmo ouvir sons em outros planetas. Como os seres humanos e a maioria dos animais, ele tem a habilidade de automaticamente perceber o seu próprio nome fora do amontoado de várias conversas ouvidas por acaso, fazendo-o adepto de rapidamente responder às chamadas de sofrimento por toda a cidade.
  • Visão Sobre-Humana: - Seus sentidos concedem-lhe a capacidade de ver mais longe e com maior precisão e detalhes do que humanamente possível. Às vezes, inclui a capacidade de ver EM em frequências invisíveis aos seres humanos, tais como transmissões de rádio, luz infravermelha, a aura bioelétrica que envolve todas as coisas vivas, mesmo em escuridão total. Desdobramentos deste poder incluem Visão Telescópica, que lhe permite "em zoom" enxergar objetos ao longe, e às vezes, centenas de quilômetros de distância, e Visão Microscópica, o que lhe permite aplicar zoom em objetos que normalmente seriam muito pequenos para ver, como os em um nível celular ou molecular.
  • Olfato Sobre-Humano: - Um senso de alta precisão do olfato comparável ao de alguns animais, como cães. Pode ser usado para detectar coisas como os produtos químicos em uma bomba escondida em algum lugar numa sala lotada.
  • Memória eidética: - Superman é ocasionalmente mostrado ter recordação, impecável e total em tudo que ele já viu, leu ou ouviu. Por sua vez, ele é muitas vezes descrito como sendo fluente em muitas das línguas e culturas da Terra.
  • Hipnose:- Este poder foi criado para justificar o motivo das pessoas não reconhecerem-no caso use óculos.Este poder permite Superman projetar a imagem que ele quer nos olhos das pessoas com a ajuda de seus óculos que possuem lentes feitas com pedaços de vidros do planeta kripton, assim intensificando esse poder 'hipnótico" fazendo as pessoas acreditarem que Clark Kent não é o Superman

Idade do Superman[editar | editar código-fonte]

A idade do Superman em continuidade é de 33 anos de idade. No entanto, como um kryptoniano, sua natureza alienígena não afeta sua idade, ou seja, sua idade não abrandá-o.

Idade de Ouro do Superman[editar | editar código-fonte]

Conforme apresentado na década de 1930 nas originais da banda desenhada, os poderes do Superman foram inerente a todos os kryptonianos indígenas por causa de sua evolução avançada. Nas histórias de origem dos quadrinhos e tiras de quadrinhos, kryptonianos foram mostrados usando os mesmos poderes que teria Superman na Terra. O tamanho de Krypton e a alta gravidade também foi dada como uma explicação para os poderes do personagem.

Poderes originais do Superman consistiam principalmente em super-força, super-velocidade, super-sentidos e invulnerabilidade. Quando foi introduzido em 1938, ele foi consideravelmente mais fraco do que até mesmo na Era Moderna do Superman. Superman foi apenas forte o suficiente para levantar um feixe de apoio ou levantar um carro com apenas uma mão. Ele só foi rápido o suficiente para passar um trem expresso. Ele não podia voar, ele só poderia dar saltos poderosos de até um oitavo de milha (660 pés ou 201,168 m). Ele só podia suportar balas de menor artilharia. Isto significa que em medidas maiores, armas mais pesadas, ou um trem em alta velocidade, poderiam matá-lo. Siegel e Shuster equiparam Superman com visão telescópica e super-audição, pelo menos em seus primeiros projetos semanários.

Poderes

Anos de Prata/Bronze do Superman[editar | editar código-fonte]

Os poderes do Superman foram submetidas à uma revisão e expansão a partir de 1940. Seus poderes foram explicados como resultado da fraca gravidade da Terra e da intensidade do sol amarelo da Terra. Os poderes do Superman são negados, se ele entrar em um ambiente semelhante ao de Krypton, como a cidade-garrafa de Kandor, ou se ele for exposto à energia solar de um sol vermelho. Nas histórias da Era de Prata, os poderes e limitações de Superman foram imediatamente possuídos por todos os kryptonianos expostos a Terra ou a vida e condições da Terra.

A força do Super-Homem é tão grande que ele pode mover planetas inteiros de uma só vez e é capaz de voar a velocidades mais rápidas que a da luz. Ele pode usar esse poder para viajar através do tempo, assim como voar para outros mundos, sistemas solares e galáxias e até mesmo a outros universos com relativa facilidade. Superman é capaz de resistir a explosão de armas nucleares, sem risco algum e voar ileso através do núcleo de uma estrela. Superman também é capaz de sobreviver sem água, ar ou alimentos. Superman é imune a tudo, exceto para a radiação de kryptonita.

Superman possui visão de raio-x, que lhe permitia ver através de objetos sólidos (exceto através de chumbo), bem como visão telescópica (ver, assim, a distâncias interestelares) e visão microscópica (ver as coisas pequenas, até mesmo partículas subatômicas). Esses poderes podem ser usados ​​individualmente ou em conjunto um com o outro. Seus olhos também pode perceber todo o espectro eletromagnético, incluindo freqüências de infravermelho e ultravioleta da radiação. Originalmente descrito como um subproduto de sua visão de "raio-x , visão de calor"; Superman lhe permitiu gerar feixes de energia que poderiam ser usados para derreter ou vaporizar praticamente qualquer substância.

Superman pode ouvir o som em quase qualquer comprimento de onda e em grandes distâncias. A respiração do Super-Homem é capaz de congelar os objetos (porque seus pulmões foram capazes de colocar ar sob pressão tremenda, assim, super-resfriamento-dos) e geração de furacão e ventos. Superman poderia jogar a sua voz através de grandes distâncias. Este poder foi usado para confundir os inimigos ou proteger sua identidade secreta, enganando os outros a acreditar que ele (ou Clark Kent), ficavam em um local diferente. "Super-Hipnose" era, uma vez que se mencionou, uma habilidade subconsciente do Superman: colocar seus óculos fazia com que ele inadvertidamente hipnotizasse todos ao seu redor para ver Clark Kent, e não Superman - explicando a eficácia de sua outra "frágil" forma disfarçada. Superman possui inteligência de um nível de super- gênio e uma memória eidética (pessoas médias de Krypton já tinham nível de inteligência de um gênio, ao qual aprendiam cálculo em dez ou 11 anos). Estes recursos avançados mentais foram um resultado direto de sua exposição a um sol amarelo. Superman também possuía a capacidade mental para filtrar a enorme quantidade de informações recebidas pelos seus sentidos melhorados e se concentrar em um único detalhe, como uma voz particular ou local.

Escritores de experiência do Superman fizeram novos poderes para o personagem. As habilidades que se provou popular tornou-se parte de seu repertório regular, enquanto outros foram descartadas após um único uso. Além de seus outros super sentidos, Superman foi ocasionalmente mostrado como tendo altamente avançado em seus sentidos do tato e do olfato.

Poderes

  • Super força, velocidade, resistência, perseverança e durabilidade.
  • Extrema longevidade
  • Melhorado os processos mentais, as defesas, e do intelecto de nível gênio.
  • Ilimitados sentidos físicos (visão, olfato, tato, paladar, audição).
  • Capacidade de perceber o espectro eletromagnético inteiro e várias outras formas de energia.
  • Vôo
  • De vôo em todo o universo de galáxias e sistemas solares distantes através do hiperespaço, voando pelo espaço próximo à Terra e emergentes de anos-luz de distância.
  • Visão de raios X
  • Visão de calor
  • Controle muscular preciso e controle vocal.
  • Congelamento / respiração furacão.
  • Super-Ventriloquismo
  • Super-Hipnose

Era Moderna (John Byrne)[editar | editar código-fonte]

John Byrne no pós-crise sobre a revisão Crise nas Infinitas Terras do personagem Superman, em 1986, reduziu as habilidades do personagem. Isto foi projetado para tornar mais fácil para os escritores para vir acima com desafios adequados para o herói e para eliminar ou reduzir os poderes que eram "demasiado sensacionalistas ou inacreditáveis para o público moderno". A ênfase foi colocada na energia solar amarela como fonte para os poderes do personagem. A fraqueza radiação solar vermelha foi atribuída a uma falta de luz solar amarela: Se Superman não é exposto à luz solar amarela por um longo período de tempo, diminui os seus poderes de forma gradual. História de origem do Superman foi alterado de modo que seus poderes desenvolvessem gradualmente quando seu corpo absorvesse a luz do sol amarelo, e histórias como a série A Última Noiterepresentado o seu caráter gradualmente perdendo seus poderes quando privado da energia do sol. Por outro lado, Superman pode expor-se ao aumento da radiação solar para aumentar temporariamente o seu poder. A força do Superman foi reduzida ao ponto em que ele já não podia mover planetas gigantes, mas ainda pode mover enormes quantidades. (O RPG DC Heroe explicou que a força do Superman é capaz de levantar 800 mil toneladas, o que é de 1,6 bilhões de libras). Poderes vistos do Superman, resistência e respiração também foram igualmente reduzidos, e o personagem também necessitou de uma máscara de oxigênio para viagens prolongadas no espaço ou debaixo d'água. Sua capacidade mental também foi reduzida ao ponto onde os seres humanos inteligentes, como os gênios Lex Luthor ou Batman, poderiam ser mais esperto que ele. Os poderes do super-ventriloquismo e super-hipnose não eram geralmente usados durante este período, embora nunca tenha sido declarado se tivessem sido eliminados ou não. Felizmente, os poderes de praticamente todos os personagens poderosos do Universo DC que foram páreo para o Superman na Pré-Crise também tiveram seus poderes reduzidos na mesma proporção, por exemplo, Capitão Marvel. A capacidade do Superman de voar sob seu próprio poder foi explicado com o conceito de "auto telecinese", um campo invisível telecinético que lhe permite elevar-se do chão. Quaisquer objetos que Superman toca também estão envoltos pelo campo e isso lhe permite movê-los com a força de sua vontade. Além disso, a idéia de um supergarregada "aura" bioelétrica que atua como um "campo de força" invisível em volta e dentro de seu corpo foi introduzida para fornecer uma explicação para sua invulnerabilidade(Nota-se que personagens tem a aura colante que permite que seu traje igualmente apertado possa vir através de várias lutas relativamente intactas, apesar de sua capa rasgar, pois não é protegido pela aura). Sua invulnerabilidade ainda é grande o suficiente para suportar uma explosão de 50 megatons, mas ele pode ser nocauteado como resultado. Ao contrário das versões anteriores, o cabelo e a barba do Superman e crescem normalmente, exigindo reparação usando sua visão de calor, cuidadosamente refletida fora de uma parte do navio que o trouxe à Terra, queimando o crescimento indesejado.

Era Moderna (depois de Byrne)[editar | editar código-fonte]

Após a partida de Byrne da série, os poderes e habilidades do Superman, mais uma vez aumentaram. Ele recuperou a capacidade de viajar distâncias interestelares e prender a respiração por uma quantidade de tempo necessária para fazer tais viagens, e pode também mover planetas anões, como Plutão. Durante o enredo de "Up, Up and Away!", ele recuperou a memória eidética. Ele ainda retém a sua fraqueza a kriptonita, mas em vez de destituí-lo de suas habilidades, ela provoca náuseas extremas, confusão e dor. Ele também é ainda vulnerável à magia e pode ser prejudicado por criaturas mágicas, o que faz aliados como o Capitão Marvel, cujos poderes são semelhantes baseados em magia dos deuses, ativos valiosos (veja Superman / Shazam: Thunder First). A exposição à luz de um sol azul oferece ao Superman mais jovialidade com o aumento da capacidade física, e o poder de "Visão do Superman", que lhe permite dar suas habilidades a outros seres por um tempo limitado. Embora ainda em grande parte invulneráveis​​, Superman foi mostrado ser suscetíveis a danos causados ​​por outros kryptonianos alimentados com sol-amarelo como Poderosa, Supergirl, o General Zod, Non e Ursa (assim como os heróis Daxamianos Mon-El e Sodam Yat); e personagens com poderes comparáveis ​​aos dos kryptonianos, incluindo os heróis Capitão Marvel, Icon, Caçador de Marte, Orion e Ultra Boy, e os vilões Atlas, Bizarro, Adão Negro, Superman Cyborg, Darkseid, Despero, Apocalypse, Lobo, Monarca, Mongul, Ultraman, Validus, e a versão atual do Brainiac (quando conectado ao navio). Mais notavelmente, ele tem sido constantemente retratado como mais fraco do que Superboy Primordial, um personagem que possui poderes comparáveis ​​à versão Era de Prata do Superboy.

Poderes

  • Vôo
  • Invulnerabilidade
  • Força Sobre-Humana
  • Velocidade Sobre-Humana
  • Visão de Raio-x
  • Visão Telescópica / Microscópica
  • Visão de Calor
  • Super-Sentidos
  • Super-Sopro/ Sopro Congelante
  • Memória Eidética
  • Regeneração
  • Longevidade
  • Olfato Super-Humano
  • Visão Superman (sob um sol azul)

Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Apesar de seus incríveis super-poderes, os poderes do Superman vem com quatro falhas notáveis:

  • Kryptonita: Sua fraqueza mais conhecida. Fragmentos radioativos do planeta Krypton criados por fusão durante a explosão que destruiu seu planeta natal. As células do Superman armazenam radiação eletromagnética (como a luz solar) e convertem-na em energia, manifestando-se como seu super-poderes. Quando Superman é exposto a kryptonita (dentro de cerca de 10 pés ou menos de qualquer tamanho ou quantidade), sua alta radiação rapidamente interfere com este processo, causando dor física severa e a perda de seus poderes, embora o chumbo possa ser usado para bloqueá-lo para fora.
  • Sol Vermelho: Natural do sistema planetário de Krypton, o vermelho da radiação solar substitui o alto rendimento de energia solar amarela nas células do Superman, roubando-lhe o combustível para seus poderes. Este processo não tem os sintomas dolorosos, incapacitante da Kryptonita, e essencialmente o deixa com a saúde normal e habilidades de um ser humano em seu tamanho e forma, como fez para toda a população de Krypton durante sua existência. Exposição à luz solar amarela faz com que os seus poderes voltem. Outros que sejam afetados pela radiação solar vermelha, utilizando a sua energia solar amarela antes de ter a chance de recarregar também faz com que Superman perca seus poderes.
  • Magia: Ela varia de escritor para escritor. Embora não seja tanto uma fraqueza real, a invulnerabilidade do Superman não oferece nenhuma proteção contra magia. Como resultado, lançar feitiços sobre Superman afetam-o do mesmo modo que afetariam uma pessoa comum. Isso às vezes vai tão longe como armas encantadas serem capazes de subverter também a sua invulnerabilidade. Geralmente, ele sofre a vulnerabilidade desde que ele é diretamente atacado com magia. Mas existe uma série de exceções, como em Justice League of America (versão 1) # 49, onde Superman enfrenta um ogro. Ataques diretos do Superman não têm efeito sobre o ogro, no entanto Superman é capaz de prejudicar o ogre através da utilização de uma vara.
  • Forças Físicas Maciças: Enquanto Superman é extremamente resistente a mais danos físico, ele não é bastante ou completamente invulnerável e é suscetível a lesões temporárias de forças físicas normalmente entregue a ele por alguns de seus inimigos superpoderosos intergaláticos. Superman tem a capacidade para ganhar energia da luz solar por ser contraproducente;por exemplo, se ele é espancado tão rapidamente que seu corpo não tenha tempo para curar (como aconteceu em sua batalha com Apocalypse). Em alguns exemplos da mídia, ele foi mostrado ter uma vulnerabilidade similar à eletricidade, uma fraqueza explorada por nemeses Conduit e Live Wire.
  • Chumbo: O chumbo é o único material conhecido que não é afetado por sua visão de raio X, isto é, é o único material que sua visão de raio X não consegue transpor, impedindo-o de ver objetos contidos dentro câmaras de chumbo, por exemplo (entretanto, Superman pode partir e esmagar chumbo com facilidade).
  • Kryptonita vermelha: Diferentemente da kryptonita verde, não causa nem um efeito corporal ou dano físico, no entanto parece afetar a mente de um kryptoniano, alterando sua personalidade e seu modo de pensar e raciocinar, ou seja, como o superman é calmo e do bem ele se torna agressivo e mal. Os unicos que tem conhecimento do efeito da kryptonita vermelha sobre os kryptonianos são Batman(Que tem conhecimento do ponto fraco de diversos heróis e vilões caso seja preciso detelos) e Lex Luthor(Que investiga o Superman constantemente para saber como derrota-lo e acabar com sua reputação)

Versões Alternativas[editar | editar código-fonte]

Ao longo dos anos, muitas versões alternativas de Superman tem aparecido, em livros ou prazos de outros Elseworlds. Muitas destas foram séries limitadas e uma tiragem de histórias, de modo que o grau de habilidades do Super-Homem nem sempre é explorado em grande detalhe. A continuidade de Frank Miller para Cavaleiro das Trevas, que inclui The Dark Knight Returns, The Dark Knight Strikes Again, e All-Star Batman e Robin, tem representado os poderes do Super-Homem em uma variedade de maneiras. All-Star Batman e Robin, por exemplo, mostra um Superman mais jovem viajando de Paris para os EUA por meio de correr rápido o suficiente para atravessar a superfície do oceano. The Dark Knight Returns descreve-o como tendo a usual super velocidade, visão de calor, vôo, e força. Ele também lhe deu uma nova habilidade: quando ele foi severamente enfraquecido depois de ser pego em uma explosão nuclear, ele foi capaz de restaurar-se, absorvendo a energia fotossintética disponível na vida da planta. O Grant Morrison escreveu Elseworlds livro de All-Star Superman tem um Superman massivamente poderoso, parecido com sua versão da Era de Prata. Superman: Red Son apresenta um Superman um pouco mais poderoso do que sua atual encarnação, como faz o O Reino do Amanhã; série limitada, devido à exposição prolongada à radiação solar (na medida em que ele vai se tornando praticamente invulnerável aos efeitos da kryptonita). Outras séries, como Guerra dos Mundos retratam um Superman com os poderes relativamente limitados das suas aparições originais na Idade de Ouro.

Cinema e Televisão[editar | editar código-fonte]

O Super-Homem tem vários filmes. Seu filme mais recente foi Homem de Aço.

DC Universo Animado[editar | editar código-fonte]

Em DC Universo Animado, Superman aparentemente é incapaz de produzir o sopro congelante, e é muito menos rápido que Flash, não podendo alcançar a velocidade da luz, enquanto o corredor escarlate pode ultrapassá-la.

Video games[editar | editar código-fonte]

No game Injustice: Gods Among Us, O Superman tem os seguintes poderes:

- Força, velocidade e fôlego sobre-humanos;

- Visão de Calor (Lasers);

- Hálito congelante;

- Visão de Raio-X;

- voar.

Novelas[editar | editar código-fonte]

No livro de Tom De Haven É Superman!, os poderes do Superman foram retratados como diminuidos a níveis semelhantes aos de 1938 e tanto os desenhos do Superman de Fleischer, e completa com a ciência dura.


Referências

Portal A Wikipédia possui o portal: