Poecilotheria metallica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPoecilotheria metallica
Poecilotheria metallica.JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Família: Theraphosidae
Género: Poecilotheria
Espécie: Poecilotheria metallica

Poecilotheria metallica é uma espécie de aranha pertencente à família Theraphosidae (tarântulas). Ela reflete uma cor azul metálica brilhante. Como outras de seu gênero ela exibe um intrigante fractal no abdômen. O habitat natural da espécie é a Floresta estacional decidual em Andhra Pradesh, no centro sul da Índia. A Poecilotheria metallica foi primeiramente descoberta na cidade de Gooty, um fato que se reflete em alguns de seus nomes mais comuns: aranha ornamental de árvore Gooty safira, Gooty safira e tarântula de Gooty. Outros nomes comuns são tarântula metálica, peacock parachute spider, peacock tarantula ou salepurgu.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

A Poecilotheria metallica é encontrada apenas em uma pequena área com menos de 100 quilômetros quadrados (39 sq mi), numa reserva floresta que é no entanto altamente problemática. Pesquisas em uma floresta adjacente falharam em observar esta espécie. O espécime foi descoberto num pátio de madeira na ferroviária de Gooty, cerca de 100 km a sudoeste de seu conhecido nicho, mas acredita-se que ele tenha sido transportado para lá de trem. [1]

Outros[editar | editar código-fonte]

Lista das espécies de Theraphosidae (Lista completa das Tarântulas.)

Ícone de esboço Este artigo sobre aracnídeos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Molur, S.; Daniel, B.A.; Siliwal, M. (2008). Poecilotheria metallica. Página visitada em 27 de Abril de 2014.