Poets of the Fall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Poets of the Fall
Poets of the Fall performing.jpg
Poets of the Fall durante um show em Berlim, 24 de Abril de 2008
Informação geral
Origem Helsinque
País  Finlândia
Gêneros Rock alternativo, post-rock
Período em atividade 2002 - atualmente
Gravadora(s) Insomniac
Rough Trade
Página oficial www.poetsofthefall.com
Integrantes
Marko "Mark" Saaresto
Olli "Ollie" Tukiainen
Markus "Captain" Kaarlonen

Poets of the Fall é uma banda de rock da Finlândia. Os membros são Marko (vocalista), Olli (guitarrista), e Captain (Produtor/Tecladista).[1] Eles lançaram os singles "Late Goodbye" e "Lift" antes de lançar o álbum completo "Signs of Life". "Signs of Life" chegou a gold[2] vendendo 15.000 cópias em apenas alguns meses e vendeu mais de 30.000 cópias até agora. Ele liderou a Top 40 na Finlândia, sendo o número um em Abril e Julho de 2005 e ficou nessa posição por mais de 52 semanas - um ano, o que o faz um dos mais bem sucedidos álbuns na história da música finlandesa.

A banda foi formada 2002 em Helsinque, Finlândia, começando com Mark e Ollie, e depois completada por Captain. A música "Late Goodbye" deve ser mencionada como o começo da popularidade da banda, a qual foi vista no jogo "Max Payne 2" como o tema principal. O segundo single, "Lift" foi lançado no programa de benchmark para computadores "3DMark05".

A banda ganhou vários prêmios incluíndo o prêmio na categoria "Melhor Música - Pop" da Game Audio Network Guild (G.A.N.G.) com a música "Late Goodbye", "Melhor Banda Nova" nas melhores de 2004 da YleX's, "Finland's Mr. Pop 2005" para Mark no Stara.fi, "Nova Banda de 2005" durante o evento Musiikki & Media, dois prêmios Emma para melhor banda nova do ano, melhor álbum de estréia do ano, e o "Melhor Show Finlandês" nas premiações de 2006 da MTV Europe Music.

Os Poets' querem disponibilizar sua música internacionalmente. Eles fizeram um show ao vivo pela primeira vez fora da Finlândia em Berlim no seu primeiro concerto na Alemanha durante a Popkomm 2005 e eles lançaram o álbum "Signs of Life" em alguns países. O segundo álbum foi lançado na Suécia[3] em Setembro, na Austrália, Rússia e Ucrânia[4] em Outubro de 2006 e na Alemanha em 20 de Abril de 2007. Eles se apresentaram ao vivo na Suécia, Estônia e Rússia no fim de 2006. Em Março de 2007 participaram da Sunrise Avenue com quatro shows na Alemanha.

Uma nova single chamada "The Ultimate Fling" foi lançada na Finlândia e na loja virtual da banda em 6 de Fevereiro de 2008.[5] O terceiro álbum da banda, "Revolution Roulette" foi lançado na Finlândia em 26 de Março de 2008.[6]

O próximo álbum, chamado "Twilight Theater" foi confirmado em Janeiro de 2010 e a previsão de lançamento é para 17 de Março de 2010.[7]

Índice

[editar] História da banda

[editar] O Começo (2002-2004)

Como dito acima, Poets of the Fall começou em 2002 com Mark e Ollie. Depois de pouco tempo, Captain aderiu à banda. Isso trouxe três mundos diferentes para a formação do PotF: um cantor de rock, um guitarrista de jazz, e uma pessoa da área industrial/machine/trance. O grupo produziu música suficiente para vários álbuns. Aproximadamente cem músicas foram escritas, porém apenas algumas selecionadas foram produzidas, o que explica a alta qualidade das faixas.

Em 2003, os Poets' finalmente cresceram a uma audiência maior quando Sam Lake, um roteirista da Remedy Entertainment (produtora do jogo Max Payne 2) pediu a Mark para escrever uma música para o seu futuro lançamento, Max Payne 2. Quando o jogo foi lançado em 2004, o interesse na banda cresceu em todo o mundo. Pouco depois, "Late Goodbye" ganhou o primeiro lugar no prêmio anual G.A.N.G. em San Jose, Califórnia.[8] A cerimônia foi televisionada na MTV Internacional e G4TV, porém os Poets' não puderam comparecer devido a compromissos em outro local.

Desde então, "Late Goodbye" se espalhou pelo mundo, com mais de dois milhões de cópias vendidas de Max Payne 2. Em junho de 2004, o single "Late Goodbye" foi lançado.[9] Ele continha muitas diferentes variações da faixa título (incluindo uma edição para rádio, edição unplugged, e piano instrumental), também com uma faixa bônus chamada "Everything Fades". O single chegou ao Top 10 na Finlândia e ficou lá por vários meses.

Em 15 de setembro de 2004, os Poets' lançaram o segundo single "Lift", mantendo-se fiel ao estilo da banda. Assim como "Late Goodbye", "Lift" também teve uma considerável exposição já que apareceu no programa de benchmark para computadores, 3DMark05.[10] O software divulgou "Lift" pelo mundo em mais de onze milhões de downloads.

A faixa adicional que foi incluída no single "Lift", "The Beautiful Ones" manteve o estilo poético dos Poets'. Em todos os seus outros trabalhos, eles apresentaram um senso de estilo que permaneceu no seu álbum de estréia.

A banda foi eleita como melhor banda nova em 2004 na Finlândia. "Lift" ganhou o segundo lugar na categoria melhor música do ano.[11]

Em 18 de Dezembro de 2004, os Poets' lançaram para download na internet o single "Maybe Tomorrow is a Better Day" por quase três semanas.

"Maybe Tomorrow is a Better Day (talvez amanhã seja um dia melhor)...

... fala sobre esperança. Porém esperança, é uma coisa complicada. Uma faca de dois gumes. É a força principal que mantém a humanidade caminhando. Olhando para frente. Mesmo em tempos de crise. Uma força indispensável da natureza. Mas enquanto a esperança pode ser verdadeira... ela também pode ser falsa. Nós escolhemos o caminho a seguir, mas o caminho vai nos deixar ir? Eu escrevi a letra de "Maybe Tomorrow is a Better Day" no contexto de dualidade. Em outras palavras, aonde há esperança deve haver dúvida. Não existe um sem o outro. E então, cruelmente, partes da letra podem ser experimentadas tanto como dúvidas, tanto como esperança real... cabe a você encontrar o real significado."[12]

[editar] Reconhecimento mundial (2005-2006)

"Signs of Life", o primeiro álbum dos Poets' começou a ser vendido, tendo recebido mais pré-vendas do que foi esperado. Depois de ser lançado em 19 de Janeiro de 2005, ele foi a primeiro lugar em sua primeira semana no Top 40 de álbuns oficial da Finlândia. Ele foi a ouro em Abril de 2005[2], e passou mais de 52 semanas na lista, chegando a platina.[13] Isso faz de "Signs of Life" um dos mais bem-sucedidos álbuns na Finlândia em 2005.

Também está incluído no álbum um link para uma página secreta no site, bem como uma senha. Na página, uma versão remixada de Lift (intitulada "Dramadance Remix") pode ser encontrada bem como vários papéis de parede da arte do folheto do álbum.

O álbum ganhou o prêmio anual Emma, na categoria Melhor Álbum de estréia de 2005 e também o prêmio de melhor banda nova do ano.[14]

"Signs of Life" também foi lançado na Suécia, Dinamarca, Noruega, Austrália, Nova Zelândia, Ucrânia e África do Sul. Outros singles do álbum foram lançados como promocionais de rádio, "Illusion & Dream e "Stay", seguindo os passos de "Late Goodbye" e "Lift".

Em 13 de Agosto de 2005, o segundo vídeo dos Poets' foi lançado para ser televisionado na Finlândia. Desse ponto em diante, "Signs of Life" foi lançado no iTunes na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca. Em Outubro de 2005 o vídeo da Lift foi disponibilizado para ser visto online no site oficial da banda.[15] Em 19 de Janeiro de 2006, a banda ganhou um prêmio na rádio finlandesa NRJ. Foram eleitos como "melhor surpresa Finlandesa".[16]

Em 9 de Fevereiro de 2006, os Poets' fizeram o anúncio do próximo single que seria lançado dia 22 de Março. "Carnival of Rust" inclui duas versões da faixa título (uma versão de rádio, e a versão álbum), junto com uma gravação ao vivo exclusiva de "Don't Mess With Me", uma das mais populares músicas do álbum "Signs of Life".

Em março, os Poets' anunciaram as datas da turnê "Carnival of Rust". Também chamou a atenção dos fans que o seu baterista, Tapio deixou a banda para seguir carreira de fotógrafo. Entrando em seu lugar Jari. Eles mantém contato com o ex-integrante e desejam a ele o melhor na sua carreira.[17]

Antes do lançamento do próximo single, chamou atenção o fato de que o álbum "Carnival of Rust" foi direto ao topo do canal de música da Finlândia YleX devido a votos de fãs.[18] Foi reconhecido como "Álbum da Semana" depois de ficar em primeiro lugar por três semanas consecutivas. Depois da semana de 3 de Abril, músicas do novo álbum foram tocadas, e novas informações reveladas, bem como entrevistas com os integrantes da banda. Em 30 de Março, o vídeo da música "Carnival of Rust" foi lançado e visto na The Voice e MTV Finlândia.[19] O diretor do vídeo da Lift continuou seu trabalho com a banda para esse novo projeto, e o resultado não é nada menos que notável. Depois de muita antecipação, o segundo álbum foi lançado a 21 de Abril, depois de ser atrasado de sua data original de lançamento, 5 de Abril. O álbum inclui 11 novas músicas, e uma versão remasterizada de "Maybe Tomorrow is a Better Day", bem como o vídeo da música "Carnival of Rust".

"Carnival of Rust" seguiu os passos de seu predecessor, quando em 19 de Abril o Show Top40 anunciou que os Poets' teriam dois álbuns em sua lista. Depois de uma semana nas prateleiras das lojas, o álbum foi a primeiro lugar nos Tops da Finlândia.[20][21]

Em 10 de Maio, "Signs of Life" saiu da Top40, na qual "Carnival of Rust" continua a ficar no topo da lista. O álbum foi a ouro apenas três semanas após ser lançado[22], e platina em 11 de Dezembro de 2006.[23] O álbum foi lançada na Suécia em 12 de Setembro de 2006[3], e na Alemanha em 20 de Abril de 2007.

Em 6 de Fevereiro de 2008 a single "The Ultimate Fling" foi lançada[5], com três versões da faixa titular, bem como uma versão ao vivo de "Fire", a primeira faixa do álbum "Carnival of Rust". Essa versão ao vivo foi gravada durante um show no Ankkarock Festival 2007 em 5 de Agosto.[24] Uma amostra de 43 segundos da nova single está disponivel no site oficial.

[editar] Discografia

[editar] Álbuns

Álbum Data de lançamento Paradas musicais Certificações
Signs of Life 19 de Janeiro de 2005 Finlândia[25]

Agosto de 2005 Dinamarca Noruega Suécia[26]
Data de lançamento desconhecidaAustrália Nova ZelândiaÁfrica do Sul Ucrânia

#1 Finlândia[27] Certificação IFPI: Platina[13]
Carnival of Rust 12 de Abril de 2006 Finlândia[28]

12 de Setembro de 2006 Suécia[3]
Outubro de 2006 Austrália Rússia Ucrânia[4]
20 de Abril de 2007 Alemanha[29]

#1 Finlândia[20] Certificação IFPI: Platina[23]
Revolution Roulette 26 de Março de 2008 Finlândia[6] #1 Finlândia[30] Certificação IFPI: Ouro[31]
Twilight Theater Previsto para 17 de Março de 2010 Finlândia[7]

[editar] Singles

Single Data de lançamento Paradas musicais Certificações
Late Goodbye* 30 de Junho de 2004Finlândia[9] #14 Finlândia[32] -
Lift* 9 de Setembro de 2004 Finlândia[33] #8 Finlândia[34] -
Carnival of Rust* 22 de Março de 2006 Finlândia[35]

1 de Dezembro de 2006 Alemanha[29]

#2 Finlândia[36] -
Sorry Go 'Round 16 de Agosto de 2006 Finlândia[37] #7 Finlândia[38] -
Locking Up the Sun* 29 de Novembro de 2006 Finlândia[39] #3 Finlândia[40] -
The Ultimate Fling* 6 de Fevereiro de 2008 Finlândia[5] #2 Finlândia[41] -
Diamonds for Tears 21 de Maio de 2008 Finlândia[42] #13 Finlândia[43] -
Dreaming Wide Awake (Limited Edition) 3 de Fevereiro de 2010 Finlândia[7] - -

* = Uma versão completa da música pode ser encontrada no MySpace da banda

[editar] Outras faixas

  • Maybe Tomorrow is a Better Day

(Download gratuito disponibilizado em POTFmedia.com)

  • The Beautiful Ones

Algumas músicas foram usadas no jogo Alan Wake em 2010, usando o nome da banda fictícia Old Gods Of Asgard...

[editar] Videografia

Late Goodbye (21 de maio de 2005)
Lift (13 de agosto de 2005)
Carnival of Rust (30 de março de 2006)
Locking up the Sun (2 de novembro de 2006)

[editar] Tours

Years Tour Countries Concerts
2004-2005 Signs of Life-Tour 5 (Dinamarca Finlândia Alemanha Noruega Suécia)[44] 62[44]
2006-2007 Carnival of Rust-Tour 8 ( Dinamarca Estónia Finlândia Alemanha Índia Flag of Lithuania.svg Rússia Suécia)[24][45] 126 [24][45]
2008 Revolution Roulette-Tour 6*(Finlândia Alemanha Índia Flag of Japan.svg Rússia Estados Unidos)[46] 12* [47]

"*"= a data pode ser alterada conforme mais shows forem acrescentados.

[editar] Ligações externas

Este artigo foi parcialmente traduzido de sua versão em inglês

[editar] Referências

  1. About Poets http://www.poetsofthefall.com/aboutpoets
  2. a b Signs of Life sells gold in Finland http://www.poetsofthefall.com/news, May 24, 2005
  3. a b c Carnival of Rust out now in Sweden http://www.poetsofthefall.com/news, September 12, 2006
  4. a b Carnival of Rust released in Australia, Russia and Ukraine http://www.poetsofthefall.com/news, October 6, 2006
  5. a b c Brave new Poets single out soon http://www.poetsofthefall.com/news, January 9, 2008
  6. a b Poets of the Fall : The Ultimate Fling - www.stara.fi - January 29, 2008 (Finnish)
  7. a b c Twilight Theater album out March 17
  8. Poets Of The Fall wins at G.A.N.G. Awards http://www.poetsofthefall.com/news, March 29, 2004
  9. a b Late Goodbye single OUT NOW! http://www.poetsofthefall.com/news, June 30, 2004
  10. POTF's music featured in 3DMark05 http://www.poetsofthefall.com/news, September 29, 2004
  11. POTF is the Best Newcomer of 2004 http://www.poetsofthefall.com/news, January 1, 2005
  12. A new free POTF released http://www.poetsofthefall.com/news, December 18, 2004
  13. a b Signs of Life sells platinum http://www.poetsofthefall.com/news, April 26, 2006
  14. POTF wins two Emma Awards http://www.poetsofthefall.com/news, March 4, 2006
  15. Lift video released http://www.poetsofthefall.com/news, August 13, 2005
  16. POTF wins @ NRJ Radio Awards http://www.poetsofthefall.com/news, January 19, 2006
  17. First Carnival of Rust Tour dates announced http://www.poetsofthefall.com/news, March 12, 2006
  18. Carnival of Rust straight to #1 on YleX's Most Wanted http://www.poetsofthefall.com/news, March 18, 2006
  19. Carnival of Rust video released http://www.poetsofthefall.com/news, April 3, 2006
  20. a b Carnival of Rust straight to #1 http://www.poetsofthefall.com/news, April 19, 2006
  21. Finnish Charts: Albums – 16/2006
  22. Carnival of Rust sells gold http://www.poetsofthefall.com/news, May 24, 2006
  23. a b Carnival of Rust sells platinum http://www.poetsofthefall.com/news, December 11, 2006
  24. a b c http://www.poetsofthefall.com - 2007 Tour
  25. Signs of Life OUT NOW! http://www.poetsofthefall.com/news, January 19, 2005
  26. Signs of Life released on iTunes http://www.poetsofthefall.com/news, August 30, 2005
  27. Signs of Life straight to #1 http://www.poetsofthefall.com/news, January 29, 2005
  28. Carnival of Rust album OUT NOW http://www.poetsofthefall.com/news, April 12, 2006
  29. a b Carnival of Rust single out now in Germany http://www.poetsofthefall.com/news, December 01, 2006
  30. Revolution Roulette straight to #1 http://www.poetsofthefall.com/news, 2 April 2008
  31. Revolution Roulette sells gold http://www.poetsofthefall.com/news 21 May, 2008
  32. www.finnishcharts.com – POETS OF THE FALL - LATE GOODBYE (SONG)
  33. "Lift" single OUT NOW! "http://www.poetsofthefall.com/news, September 9, 2004
  34. www.finnishcharts.com - POETS OF THE FALL - LIFT (SONG)
  35. Carnival of Rust single out now http://www.poetsofthefall.com/news, March 22, 2006
  36. www.finnishcharts.com - POETS OF THE FALL - CARNIVAL OF RUST (SONG)
  37. Sorry Go 'Round single out now! http://www.poetsofthefall.com/news, August 16, 2006
  38. www.finnishcharts.com - POETS OF THE FALL - SORRY GO 'ROUND (SONG)
  39. Locking Up the Sun single out now http://www.poetsofthefall.com/news, November 29, 2006
  40. www.finnishcharts.com – POETS OF THE FALL - LOCKING UP THE SUN (SONG)
  41. www.finnishcharts.com – POETS OF THE FALL - THE ULTIMATE FLING (SONG)
  42. Diamonds for Tears single out may 21st http://www.poetsofthefall.com/news, May 6, 2008
  43. www.finnishcharts.com – POETS OF THE FALL - DIAMONDS FOR TEARS (SONG)
  44. a b http://www.poetsofthefall.com - 2005 Tour
  45. a b http://www.poetsofthefall.com - Tour 2006
  46. Poets Of The Fallin ”The Ultimate Fling” syntyi riidasta http://www.voice.fi, February 14, 2008
  47. http://www.poetsofthefall.com - 2008 Tour
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Colaboração
Imprimir/exportar
Ferramentas
Noutras línguas