Point-to-Point Protocol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde outubro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Protocolos Internet (TCP/IP)
Camada Protocolo
5.Aplicação HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, IRC, SNMP, NNTP, POP3, IMAP, BitTorrent, DNS, Ping ...
4.Transporte TCP, UDP, RTP, SCTP, DCCP ...
3.Rede IP (IPv4, IPv6) , ARP, RARP, ICMP, IPsec ...
2.Enlace Ethernet, 802.11 (WiFi), 802.1Q (VLAN), 802.1aq (SPB), 802.11g, HDLC, Token ring, FDDI, PPP,Switch ,Frame relay,
1.Física Modem, RDIS, RS-232, EIA-422, RS-449, Bluetooth, USB, ...

O protocolo ponto-a-ponto (point-to-point protocol, em inglês), também conhecido como PPP, foi desenvolvido e padronizado através da RFC 1661(1993) com o objetivo de transportar todo o tráfego entre 2 dispositivos de rede através de uma única conexão física, enlace direto entre dois nós. Embora seja um protocolo, o PPP encontra-se na lista de interfaces, já que é interface entre os protocolos de camada 2 do modelo OSI(enlace) como ATM e Ethernet e os de camada 3 do mesmo modelo(rede), como o IP. Na prática, a interface PPP é implementada através de conexões físicas do tipo RS-232 ou modens. Como interface entre o protocolo ATM e a camada de rede, o PPP é conhecido como PPPoA; quando usado como interface entre o protocolo Ethernet e a camada de rede, o PPP é conhecido como PPPoE. Provê serviços de autenticação, encriptação de transmissão e compressão.

PPP é usado sobre vários tipos de meios físicos como cabo serial, linha de telefone comum, os de telefone celular, rádio especializado, e fibras óticas tais como a SONET. Hoje o PPP é usada para o estabelecimento das conexões de banda larga da Internet; ele também era e é usado para ligações dial-up de acesso a Internet. PPP foi feito para trabalhar com diversos protocolos de rede, tais como o IP (Internet Protocol), TRILL, IPX, NBF e o AppleTalk.

A MIB para o PPP, identificada pela OID [1.3.6.1.2.1.10.23 ], é constituida de diversos grupos definidos em RFC's distintas. Os mais comumente conhecidos são:

  • PPP Link Group: composto por uma tabela de status da conexão (Link Status Table) e por uma tabela de configuração com parâmetros sugeridos (Link Configuration Table).
  • PPP Link Quality Report Group: composto por uma tabela de parâmetros e estatística (número de: pacotes enviados e recebidos, pacotes com erros e descartados, e pacotes válidos) e por uma tabela de configuração, que contém informações acerca da qualidade da conexão.
  • PPP Security Table: composta por variáveis de configuração e controle relacionadas com as funcionalidades de segurança do PPP.
  • PPP IP Group: composta por variáveis de configuração, status e controle relacionadas com uso do protocolo IP sobre o PPP.
  • PPP Bridge Group: composta por variáveis de configuração, status e controle relacionadas com uso de funcionalidade de Bridge sobre o PPP.

Métodos de Autenticação do PPP[editar | editar código-fonte]

PAP[editar | editar código-fonte]

O PAP (Password Authentication Protocol) usa um método simples de senha que é enviado em texto puro pelo host remoto.

CHAP[editar | editar código-fonte]

O CHAP (Challenge Handshake Authentication Protocol) usa um método de senha criptografada, onde o host local envia um "challenge" para o host remoto, que responde enviando o login e senha.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.