Point Barrow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Point Barrow (Nuvuk)
—  Local mais setentrional dos EUA  —
Localização de Point Barrow
Localização de Point Barrow
71° 23' 20" N 156° 28' 45" O
País  Estados Unidos
Estado Alasca

Point Barrow (em inuit, Nuvuk) é um cabo no extremo norte do Alasca, sobre o Oceano Ártico. É o ponto mais a norte dos Estados Unidos da América.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Point Barrow é um importante ponto geográfico que marca o limite entre dois dos mares marginais do Oceano Ártico; ao seu lado ocidental, fica o Mar de Chukchi; e do lado oriental fica o Mar de Beaufort. As águas que o banham normalmente estão livres de gelo apenas dois a três meses por ano.

Point Barrow fica localizado a 14 km a nordeste da povoação de Barrow e a distância ao Polo Norte é de 1122 milhas náuticas (2078 km).

Point Barrow foi ocupado por nativos indígenas desde há muito tempo, como testemunham importantes sítios arqueológicos encontrados em locais de enterros e de objectos funerários dos antecedentes dos Inupiat.[1]

O primeiro ocidental a avistar Point Barrow foi, no verão de 1826, o marinheiro da Royal Navy e geógrafo inglês Frederick William Beechey. Beechey dirigia uma expedição do Almirantado Britânico em busca da Passagem do Noroeste a partir da costa oriental (1825-28) e deu nome ao cabo em homenagem de Sir John Barrow (1764–1848), estadista e geógrafo do Almirantado da época. A expedição resultou infrutífera.

Foi lugar de partida de muitas expedições ao Ártico, incluída a expedição Wilkins-Detroit e o voo de Carl Eielson-Hubert Wilkins, que em 15 de abril de 1928 sobrevoou todo o Oceano Ártico até Spitzbergen.

Fica próximo do lugar onde ocorreu em 15 de agosto de 1935 o acidente aéreo que matou o aviador Wiley Post e o seu único passageiro, o conhecido e respeitado "entertainer" Will Rogers.

Entre 1965 e 1972 foi utilizado como lugar de lançamento dos foguete-sonda Nike Cajún e Nike Apache. Em Point Barrow há uma estação do programa «Vigilância Global da Atmosfera» («Global Atmosphere Watch»).

Panorama de Point Barrow

Referências