Point of No Return (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Point of No Return (PONR)
Xponrx.jpg
PONR em seu último show, novembro de 2006
Informação geral
Origem São Paulo,  São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) Hardcore punk
Metalcore
Período em atividade 1996 - 2006
Gravadora(s) Liberation Records, Catalyst Records, Scorched Earth Police
Página oficial xponrx Myspace page
Integrantes Alexandre Fanuchi
Frederico Freitas
Marcos Suarez
Tarcísio Leite
Paulo Sangiorgio Jr.
Jefferson Queiróz
Luciano Juliatto
Ex-integrantes Gilberto Gomes

Point of No Return, também conhecido como PONR e XPONRX, foi um conjunto musical brasileiro ativo entre 1996 e 2006. O grupo foi importante na cena de música hardcore paulistana na virada do século. Além disso, Point of No Return foi uma das primeiras bandas brasileiras influenciadas pelo gênero musical metalcore, popular nos EUA e Europa. A banda ficou conhecida por assumir posturas como o veganismo e o straight-edge. As letras da banda se focavam nas assim chamadas "lutas sociais do terceiro mundo", tratando de assuntos como o movimento de trabalhadores rurais sem-terra, a luta contra a globalização e a ditadura militar brasileira.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A banda foi formada em 1996, em São Paulo, Brasil, como um projeto paralelo de membros de outra banda paulistana, o Self-Conviction. Seu primeiro CD, "Centelha" (Sparks), foi lançado pela Liberation Records no Brasil e Catalyst Records nos EUA em 2000. Sua música foi descrita como uma mistura dos gêneros mosh e metal inspirada na banda norte-americana Earth Crisis, com elementos de death metal. Inspirada na banda norte-americana Path of Resistence, Point of No Return possuía três vocalistas. Em sua carreira, a banda fez duas turnês européias (2000 e 2001), uma turnê argentina (2001), uma turnê pelo nordeste brasileiro (2004), além de inúmeros shows no sudeste e sul do Brasil. Após uma pausa de sete meses e um suposto "último show" na Argentina, Point of No Return voltou em 2002 com um novo álbum, "Liberdade Imposta, Liberdade Conquistada" (Imposed Freedom, Conquered Freedom). As novas músicas eram mais profundas e melancólicas, mas ainda com uma forte influência de bandas como Cro-Mags, Judge e Napalm Death. As letras, desta vez completamente em português, lidavam com questões políticas e sociais, como o problema da tortura, a questão da Palestina e o cinema como arma de dominação cultural norte-americana. Point of No Return tocou seu último show em novembro de 2006 no festival Verdurada no bairro do Jabaquara em São Paulo capital.

Membros[editar | editar código-fonte]

  • Alexandre Fanuchi, o "Kalota" - vocal
  • Frederico Freitas, Fred - vocal
  • Marcos Suarez , Lib- vocal
  • Tarcísio Leite - guitarrra
  • Paulo Júnior, o "Juninho" - guitarrra
  • Jefferson Queiróz, o "Tigrilo" - baixo (bateria no inicio)
  • Luciano Juliatto, o "Lobinho" - bateria

Membros antigos[editar | editar código-fonte]

  • Gilberto Gomes José, o "China" Fury - Bass

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]