Poitevin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Poitevin
País de origem  França
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 6
Seção 1 - Sabujos farejadores e raças semelhantes - farejadores de grande porte
Estalão ##24 - 17 de novembro de 1978

A poitevin[Nota] é uma raça oriunda da região francesa de Poitou revitalizada através de linhagens do foxhound inglês. Sua extinção ocorreu na época da Revolução Francesa e, quando não dizimada nas batalhas, sofreu com a epidemia de raiva. Atualmente em seu país natal estes cães fazem parte de uma matilha caçadora, que desfila em uma feira regional. Para além disso, é considerado um bom cão de companhia quando adaptado desde filhote ao ambiente familiar. De adestramento considerado fácil, é um animal que pode atingir os 34 kg e os 69 cm. Entre seus principais atributos físicos estão a ossatura densa e o pescoço longo, esguio e musculoso.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fogle (2009), pág 177

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Poitevin
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.