Pokémon (anime)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pokémon
ポケットモンスター
(Poketto Monsutā)
Gênero Aventura, Comédia, Fantasia, Shonen
Anime
Pokémon (1ª-5ª Temporadas)
Direção Masamitsu Hidaka
Estúdio Oriental Light and Magic, Shogakukan
Exibição original 1 de abril de 1997 – 14 de novembro de 2002
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Rede TV![1]
Brasil Tooncast
Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil Rede Record (1ª–4ª)
Brasil Rede Família (1ª–4ª)
Brasil RBTV(1ª)
Brasil Ulbra TV (1ª–4ª)
Brasil Rede Diário (Alguns episódios da 1ª temporada)
Brasil Novo Canal (1ª)

Portugal SIC

Nº de episódios 276 (Lista de episódios)
Anime
Pokémon Geração Avançada

(6ª-9ª Temporadas)

Direção Masamitsu Hidaka
Estúdio Oriental Light and Magic, Shogakukan
Exibição original 21 de novembro de 2002 – 14 de setembro de 2006
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil Rede Globo (6ª–7ª)
Brasil RedeTV! (8ª–9ª)
Brasil Tooncast
Portugal SIC
Nº de episódios 193 (Lista de episódios)
Anime
Pokémon Diamante e Pérola

(10ª-13ª)

Direção Kunihiko Yuyama
Estúdio Oriental Light and Magic, Shogakukan
Exibição original 28 de setembro de 2006 – 9 de setembro de 2010
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil
Brasil Tooncast
Brasil RedeTV!
Portugal SIC
Portugal Panda Biggs
Nº de episódios 191 (Lista de episódios)
Anime
Pokémon: Branco e Preto[2]

(14ª,15ª,16ª-Presente)

Direção Kunihiko Yuyama
Estúdio Oriental Light and Magic, Shogakukan
Exibição original 23 de setembro de 2010– em exibição
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Emissoras lusófonas Brasil Cartoon Network Brasil (14ª) [3] (15ª)[4] (16ª)[5]

Portugal Panda Biggs (14ª) [6] (15ª) [7] (16ª) [8]

Nº de episódios 62 (Lista de episódios)
Especiais de Televisão

Projeto Animangá  · Portal Animangá

Pokémon (ポケットモンスター, Poketto Monsutā?, do inglês Pocket Monsters para "Monstros de bolso") é um animê da franquia Pokémon.

É exibido no Japão pela TV Tokyo, nos Estados Unidos pelo Cartoon Network e no Brasil já teve passagem pela Rede Record[9] , Globo e RedeTV!, atualmente é exibido pelo Cartoon Network e pelo Tooncast.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O desenho conta a história de Ash Ketchum, uma criança que desde que completou dez anos, idade com a qual pode receber uma licença de treinador de pokémons, viaja através de diferentes regiões capturando novos pokémons e treinando-os para se tornar "o maior mestre pokémon". Em cada região participa da respectiva liga pokémon, na qual deve derrotar em batalhas um determinado número de líderes de "ginásio pokémon" de diferentes cidades para poder competir no campeonato regional.

Desde que iniciou sua jornada, viaja sempre acomanhado de seu primeiro pokémon, Pikachu, e de diferentes amigos que se juntam a ele ao longo do caminho.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Ash Ketchum (サトシ, Satoshi?): É o protagonista da série. Ash sonha se tornar um mestre Pokémon.
  • Pikachu (ピカチュウ, Pikachū?): Foi o primeiro Pokémon de Ash. No início, não gostava muito de Ash, mas após ser salvo pelo mesmo, se tornou o seu melhor amigo. Pikachu odeia ficar na Pokébola.
  • Brock (タケシ, Takeshi?): Antigo líder do ginásio de Pewter, ele sonha se tornar o melhor Criador Pokémon do mundo. Brock cuidava de seus vários irmãos, mas após a volta de seu pai à cidade, decidiu acompanhar Ash em sua jornada Pokémon.
  • Misty (カスミ, Kasumi?): Após ter sua bicicleta destruída por Pikachu, seguiu Ash para faze-lo pagar pela bicicleta quebrada, mas seu propósito muda no decorrer da Série Original. O que acontece é que ela demonstra ter criado profundos sentimentos que uma simples amizade com Ash. Ela adora pokémons aquáticos e tem medo de pokémons insetos, atualmente cuida do Ginásio Cerulean.
  • May (ハルカ, Haruka?): Teve sua bicicleta destruída por Pikachu igual a de misty. Então decidiu ir com Ash em sua jornada, pensando que iria lhe pagar outra mas não ocorreu como ela queria. No começo tinha medo de insetos, mas depois ela perdeu esse medo quando queria um Beaultifly e capturou um Wurmple. Aparece em todas as temporadas da série Pokémon Avançado, e em alguns episódios de Pokémon: Diamante e Pérola: Batalha Galácticas.
  • Max (Masato?): É o irmão mais novo de May e sonha em ser um mestre pokémon, igual á Ash.
  • Dawn (ヒカリ, Hikari?): Ela também teve sua bicicleta destruida pelo Pikachu de Ash e sonha em ser uma top coordenadora igual sua mãe Johanna. Ela tem como pokémon inicial um Piplup.
  • Íris (ヒカリリ, Airisu, Iris?): Íris nasceu e foi criada na Vila de dragões. Íris se diz ser uma menina selvagem que gosta de balançar em cipós e comer frutas. Seu amigo Pokémon Axew viaja com ela em seu cabelo, em vez de dentro de uma Pokébola.
  • Cilan (栖兰, Dento?): Cilan é um dos três irmãos lideres de ginásio da cidade de Straiton . Cilan conheceu Ash e Iris e quis ir com eles na jornada.
  • Serena (セレナ, Serena) : Amiga de infância de Ash que inicia sua jornada para revê-lo. Não se sabe exatamente o tipo de envolvimento que existe entre os dois. Sabe fazer doces que o próprio Chespin de Clemont adora. Deseja se tornar uma Estilista Pokémon (Pokémon Performer).
  • Clemont (シトロン, Citron, Shitoron) : Clemont é um treinador Pokémon e líder de ginásio da cidade de Lumiose e um dos companheiros de jornada de Ash na região de Kalos. Possui uma mochila repleta de invenções, quase nunca funciona.
  • Bonnie (ユーリカ, Eureka, Yūrika) : Bonnie é uma futura treinadora Pokémon e irmã mais nova de Clemont, como também companheira de jornada de Ash na região de Kalos. Possui o hábito de querer conseguir uma namorada para o seu irmão.

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

  • Prof. Carvalho (オーキド博士, Yukinari Okido Hakase?): É o professor da região de Kanto. Estudioso de Pokémon de Pallet Town, ele entrega aos novos treinadores um de seus Pokémons, e foi ele quem entregou o Pikachu para Ash. Cuida de todos os Pokémon de Ash que não estão com ele.
  • Gary Carvalho (シゲル, Shigeru?): Um garoto com quem Ash trombou na frente do Laboratório do Professor Carvalho e se tornou seu rival. Na série Johto, tornou-se um amigo de Ash e trabalhou com pesquisas Pokémon em Kanto, Johto e Sinnoh, onde está agora.
  • Alain: Treinador em jornada e antigo assistente do Pr. Sycamore que viaja pelo mundo combatendo todo tipo de Mega Evolução de cada Pokémon e possível rival de Ash.
  • Mairin (マノン, Manon?): Companheira de jornada de Alan que almeja ser uma grande treinadora com Pokémons de Mega Evolução e com ela viaja o Chespin que o chama de Chespie.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Jessie, James e Meowth (ムサシ, コジロウ e ニャース, Musashi, Kojirō e Nyāsu?): São três membros da Equipe Rocket, uma organização que quer roubar os Pokémon do mundo e usá-los para fins maléficos. Acabam escolhendo o Pikachu de Ash para tentar roubar, mas sempre são interrompidos e derrotados, sempre terminando voando pelos céus. Os três podem ser considerados muito mais anti-heróis do que vilões, já que em determinadas situações se reúnem a Ash, Pikachu e os outros para combater um inimigo comum.
  • Giovanni (サカキ, Sakaki?): Líder da Equipe Rocket, também é o líder do ginásio da cidade de Veridian. Boatos dizem que ele é o pai de Ash pois seu pai desapareceu na floresta de Viridian e Giovanni é o líder de ginásio de Viridian.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

Ao todo existem dezoito temporadas. Essas temporadas são divididas em quatro séries ou em seis gerações. A cada nova geração, novos Pokémons aparecem e uma nova região é visitada.

Descrição das temporadas:

Série Geração Temporada Descrição Episódios Região
Série Original Primeira Liga Índigo Introduz o Mundo Pokémon. Inicia a jornada de Ash, Misty e Brock na Liga Índigo.Tem 83 episódios. 001-083 Kanto
Aventuras nas Ilhas Laranja Mostra a jornada de Ash, Misty e Tracey na Liga Laranja.Tem 35 episódios. 084-118 Ilhas Laranja
Segunda A Jornada Johto Inicia a jornada de Ash, Misty e Brock em Johto.Tem 41 episódios. 119-159 Johto
Campeões da Liga Johto Continua com as aventuras de Ash e seus amigos em Johto.

Tem 52 episódios.

160-211
Master Quest Encerra as aventuras em Johto, Misty volta a Cidade de Cerulean, Brock volta a Cidade de Pewter e Ash segue rumo à Hoen. Tem 65 episódios. 212-276
Geração Avançada Terceira Pokémon Avançado Inicia as Aventuras de Ash e Brock, agora junto de May e Max em Hoenn. Ash conquistando insígnias para liga Hoenn e May conquistando fitas em concursos Pokémon.Tem 40 episódios 277-316 Hoenn
Desafio Avançado Continua com a jornada de Ash e seus amigos em Hoenn. Eles encontram Misty que abandona seu Togepi, já evoluído em Togetic.Tem 52 episódios 317-368
Batalha Avançada Encerra as aventuras em Hoenn e começa a Jornada de Ash em Kanto conquistando símbolos da Batalha da Fronteira.Tem 53 episódios. 369-422 Kanto
Batalha da Fronteira Conclui a Jornada na Batalha da Fronteira. May vai para Johto, Max volta para casa e Ash e Brock seguem para Sinnoh.Tem 47 episódios. 423-468
Diamante e Pérola Quarta Diamante & Pérola Inicia as aventuras de Ash e Brock em Sinnoh agora com Dawn, que quer ser uma top-coordenadora como sua mãe. Ash ganha um novo rival: Paul.Tem 52 episódios 469-520 Sinnoh
Batalha Dimensional Continua as aventuras de Ash, Brock e Dawn em Sinnoh. Eles reveem May, conhecem Barry (rival de Paul) e a Equipe Galáctica.Tem 51 episódios. 521-572
Batalhas Galácticas Continua a jornada de Ash, Dawn e Brock em Sinnoh com vários pokémons novos. Nessa temporada acontece o fim da Equipe

Galáctica.Tem 53 episódios

573-625
Vencedores da Liga Sinnoh Conclui a jornada de Ash, Dawn e Brock em Sinnoh, Ash vai para casa e viaja para Unova, Brock volta à Pewter e Dawn tenta se tornar uma Poké-Estilista.Tem 34 episódios. 626-659
Best Wishes! Quinta Branco e Preto Inicia a jornada de Ash em Unova, com dois novos personagens, uma garota chamada Íris, um garoto chamado Cilan, ex-líder de Ginásio e Especialista Pokémon.Tem 50 episódios. 660-710 Unova
Destinos Rivais Continua a jornada de Ash, Íris e Cilan em Unova, onde Ash reencontra sua antiga companheira de jornada de Sinnoh Dawn e a campeã de Sinnoh Cynthia.Tem 49 episódios. 711-760
Aventuras em Unova Continua a jornada de Ash, Íris e Cilan em Unova, onde Ash começa a se preparar para a liga Unova. Ash conhece Cameron e possui um parceiro Pokémon Riolu e Virgil, um fazendeiro que possui os Pokémons Eevee que também entra na liga Unova e que Ash conhece uma pessoa que se chama N que pode se comunicar com os Pokémons. 761-785
Aventuras em Unova e Além Com o fim da jornada de Unova, Ash decide que já é hora de voltar para Kanto e faz um cruzeiro pelo arquipélago Dekorora

Tem 45 episódios.

786-807
X e Y Sexta Pokémon X e Y Inicia a jornada de Ash na região Kalos, com três novos integrantes, com dois irmãos chamados Clemont e Bonnie, e uma garota chamada Serena, uma amiga de infância de Ash.Tem 48 episódios até o momento 808 em diante Kalos

Pokémon Chronicles[editar | editar código-fonte]

Além das quatorze temporadas existentes, há uma série de Spin-off de Pokémon conhecida como Pokémon Chronicles. Todos os episódios não têm Ash como personagem principal, mas amigos, ou inimigos, dele participam das histórias paralelas as da Pokémon Geração Advance. É composta por 22 episódios, reunindo 17 dos 18 especiais não exibidos no Ocidente na época, sendo um deles dividido em três partes (A Lenda do Trovão!) e mais cinco dos sete episódios das Férias de Inverno do Pikachu.

Depois do lançamento de Pokémon Chronicles, foram lançados dois especiais nos EUA. Esses episódios foram enviados e exibidos em outros países e foram exibidos no Brasil em 2005.

Filmes[editar | editar código-fonte]


Episódios Especiais[editar | editar código-fonte]

O primeiro deles é em comemoração aos 10 anos dos monstros de bolso (O Mentor do Pokémon Miragem) e conta com todo o elenco principal da série (Ash, Misty, Brock, May, Max, Prof. Carvalho, Policial Jenny, Enfermeira Joy, Jessie, James e seus Pokémon). O segundo transforma a história do game Pokémon Mystery Dungeon em anime no especial Pokémon - Mundo Misterioso, que promete ganhar uma continuação em breve. O terceiro se baseia na estreia dos games Pokémon Mistery Dungeon: Explores Time e Darkness. O quarto episódio, apenas exibido no Japão, é a continuação do terceiro onde conta a história de Grovyle e Dusknoir no futuro.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Embora famoso, o anime de Pokémon era e ainda é muito criticado. Um revés que chamou a atenção do mundo antes mesmo do anime ser exibido fora do Japão foi um acidente envolvendo o episódio 38, Porygon, o guerreiro virtual, quando Pikachu libera um choque elétrico para destruir mísseis usados pela equipe Rocket. O efeito da frequência de flashes luminosos da animação original desencadeou reações em telespectadores epilépticos. Foram cerca de 700 casos documentados após a exibição do programa.[10] [11] Desde então, os efeitos foram trabalhados para evitar problemas em pessoas sensíveis, o episódio foi banido e a produção da série ficou parada por um ano antes de ela ser lançada fora do Japão. Além desse episódio, o desenho foi banido na Turquia, após duas crianças, uma de sete anos e outra de quatro, saltarem da sacada de seus apartamentos em imitação aos personagens do desenho[12] e também na Arábia Saudita, pois o governo alegou que ele estimulava a competição entre as crianças.[13]

Dublagem[editar | editar código-fonte]

No Japão, Pokémon sempre manteve os mesmos dubladores ao longo da produção. Nos Estados Unidos, Pokémon era distribuído pela 4Kids Eteirnameint até a 9ª temporada, após isso, trocou de emissora e teve seus dubladores mudados. No Brasil, Pokémon teve várias trocas de estúdios de dublagem, mas poucas vozes foram trocadas, apenas as de alguns coadjuvantes.

Canais de transmissão[editar | editar código-fonte]

País Emissoras
Japão Japão TV Tokyo e Kids Station
Estados Unidos Estados Unidos
  • Syndication (Temporadas 1 e 2)
  • Kids' WB! (Temporadas 3-8)
  • Cartoon Network (Todas as temporadas)
Canadá Canada YTV
Brasil Brasil
  • 18, 35, 38, 252, 377, 397, 516, 588, 678 e 679 (D&P), 683, 684 e 712 (D&P), 796, 806 e 807 (B&W) censurados.
Portugal Portugal

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]