Pokémon Platinum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pokémon Platinum
Arte da capa norte-americana, exibindo o pokémon lendário Giratina em sua "Origin Form"
Desenvolvedora Game Freak
Publicadora(s) Nintendo, The Pokémon Company
Diretor Takeshi Kawachimaru
Produtor Junichi Masuda
Shusaku Egami
Hitoshi Yamagami
Hiroaki Tsuru
Escritor(es) Toshinobu Matsumiya
Hitomi Sato
Suguru Nakatsui
Akihito Tomisawa
Compositor(es) Hitomi Sato
Satoshi Nohara
Junichi Masuda
Go Ichinose
Artista Ken Sugimori
Motor Motor de Pokémon Diamond e Pearl modificado
Plataforma(s) Nintendo DS
Série Pokémon
Data(s) de lançamento
  • JP 13 de setembro de 2008
  • AN 22 de março de 2009
  • EU 22 de maio de 2009
Gênero(s) RPG eletrônico
Modos de jogo Um jogador, multijogador (Online)
Classificação Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Último
Último
Pokémon Diamond e Pearl
Pokémon HeartGold e SoulSilver
Próximo
Próximo

Pokémon Platinum Version (ポケットモンスタープラチナ, Poketto Monsutā Purachina?, lit. Monstros de Bolso: Platina) é um RPG eletrônico da série Pokémon desenvolvido pela Game Freak e publicado pela Nintendo para o Nintendo DS. É a costumeira versão melhorada do jogo anterior da série, Pokémon Diamond e Pearl no caso. Foi lançado em 13 de setembro de 2008 no Japão e em 22 de março de 2009 na América do Norte e na Europa.

O jogador controla um personagem criança de gênero e nome selecionável em sua aventura pela região de Sinnoh; que começa ao receber um dos três pokémons iniciais - Chimchar, Turtwig ou Piplup - do Professor Rowan. O pokémon mascote dessa versão é o lendário Giratina, que tem um papel central no enrendo do jogo. Em Platinum, ao contrario de Diamond e Pearl, Giratina agora possui uma forma alternativa, além de toda uma nova área conhecida como Distortion World ("Mundo da Distorção", em tradução livre) que apresenta as lei físicas distorcidas. A jogabilidade do jogo mantém-se inalterada da jogabilidade padrão da série pokémon; as inovações presentes nos jogos predecessores (como as batalhas em dupla) foram mantidas.

Pokémon Platinum recebeu uma recepção geralmente positiva, tendo as notas agregadas de 84 e 83.14% no Metacritic e Game Rankings, respectivamente. Suas diferenças foram exaltadas por publicações como a IGN, Nintendo Power e GamePro, apesar de que sua excessiva semelha também foi criticada. A IGN listou-o como o novo melhor jogo de Nintendo DS, assim como o nomeou como um dos melhores RPGs de DS de 2009. Na época, foi o jogo de venda mais rápida do Japão, tendo vendido um total de 7,6 milhões de cópias no final do ano fiscal japonês, terminado em 31 de março de 2010. [1]

Referências

  1. Financial Results Briefing for Fiscal Year Ended March 2010 (PDF). Nintendo (2010-05-07). Página visitada em 11 de maio de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]