Polábios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Os polábios (em alemão: Polaben; em latim: Polabi) eram uma tribo eslava ocidental de obotritas que vivia entre os rios Trave e o Elba. Sua principal área de povoamento foi Racisburg (atual Ratzeburg), que recebeu o nome de seu líder, o príncipe Ratibor. Os polábios eram semelhantes aos drevanos, também conhecidos como Draväno-polábios (Drevanen) de Lüchow-Dannenberg.

Em 1139 Henrique, o Leão concedeu a "Polabia" ao conde Henrique de Badewide. A tribo foi então germanizada e assimilada ao longo dos séculos seguintes. Os últimos remanescentes dos polábios morreram no século XVII, juntamente com a língua polábia. Entre os resquícios culturais dos polábios da Baixa Saxônia estão diversas vilas da região que foram construídas com base nos padrões de povoamento eslavos.

O termo polábio deriva duma palavra eslava e refere-se aos locais ao longo do Elba (em tcheco Labe).

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.