Política de Antígua e Barbuda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antígua e Barbuda

Este artigo é parte da série:
Política e governo de
Antígua e Barbuda



Outros países · Atlas

Antígua e Barbuda é um Commonwealth Realm e o chefe de estado é a Carlos III do Reino Unido, que é representada em Antígua e Barbuda por um governador geral. O poder executivo está nas mãos do primeiro-ministro, que também é chefe do governo. O primeiro-ministro é geralmente o líder do partido vencedor nas eleições para a Câmara dos Representantes (17 deputados), que se realizam de cinco em cinco anos. A outra câmara do parlamento, o senado, tem 17 membros, nomeados pelo governador geral.

Em setembro de 2022, o chefe do governo de Antígua e Barbuda anunciou que planeia organizar um referendo nos próximos três anos para que os eleitores decidam se optam pela república[1].

O primeiro-ministro eleito foi o trabalhista Vere C. Bird. Nas eleições de 1994, Bird foi substituído pelo filho, Lester Bird, o actual primeiro-ministro é Baldwin Spencer (24 de Março de 2004 - ). Durante os últimos anos, em meio a suspeitas de corrupção no governo, ganhou importância em Barbuda um movimento em prol da secessão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.