Polônia Jovem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auto-retrato de Stanisław Wyspiański

Polônia Jovem (em polonês: Młoda Polska) é um período modernista da arte, da literatura e da música polonesa que cobriu cerca dos anos desde 1890 até 1918. Ele foi um dos efeitos da forte oposição às ideias do positivismo e promoveu os caráteres da decadência, do neo-romantismo, do simbolismo, do impressionismo e do Art Nouveau.

História[editar | editar código-fonte]

O termo foi conhecido após um dos manifiestos de Artur Górski. O manifesto foi publicado no diário Życie ("A Vida"), com sede em Cracóvia, no ano 1898 e foi imediatamente aceite em todas as partes da Polônia dividida, como analogia a outros termos parecidos: Alemanha Jovem, Bélgica Jovem, Escandinavia Jovem, e assim sucessivamente.

Literatura[editar | editar código-fonte]

A literatura polonesa do período foi baseada sobre duas concepções principais:

Outros importantes escritores do período foram:

Música[editar | editar código-fonte]

Na música, o termo Polônia Jovem é aplicado a um grupo informal de compositores que inclui Karol Szymanowski, Grzegorz Fitelberg, Ludomir Różycki e provavelmente também Mieczysław Karłowicz. Este grupo actuou sob a forte influência do neo-romantismo da música, e particularmente de compositores estrangeiros como Richard Strauss e Richard Wagner. Os compositores teriam também fortes enlaces com o Grupo dos Cinco, um grupo de compositores russos que incluiu Modest Musorgski, Alexander Borodin e Nikolai Rimsky-Korsakov.

Arte[editar | editar código-fonte]

No período da Polônia Jovem não há grandes correntes artísticas na arte polonesa. Os pintores e os escultores quiseram continuar na tradição romântica, introduzindo novos modos de expressão já populares no estrangeiro. A corrente mais influente foi a Arte Nova, inclusive os artistas poloneses começaram a ir também em busca de novas formas de estilo nacional. Quer a escultura quer a pintura do período, foram ambas gravemente influídas por todas as formas do simbolismo.

Artistas principais do período[editar | editar código-fonte]

Referências