Poliarterite nodosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Poliarterite nodosa
Classificação e recursos externos
CID-10 M30.0
CID-9 446.0
DiseasesDB 10220
MedlinePlus 001438
eMedicine ped/1844
MeSH D010488
Star of life caution.svg Aviso médico

A poliarterite nodosa (também conhecida como periarterite nodosa ou doença de Kussmaul ou doença de Kussmaul-Meier) é uma vasculite de artérias de médio e pequeno calibres que se tornam inchadas e estragadas devido à um ataque de células auto-imunes, levando a formação de nódulos nestes vasos, que às vezes, podem ser vistos ou palpados na pele. Costuma afetar pessoas entre os 40-60 anos, com relação homem:mulher 2:1.

Nesta doença, os sintomas são o resultado de danos vasculares em órgãos afetados, freqüentemente a pele, coração, rins e sistema nervoso:

Sintomas generalizados incluem febre, fadiga, fraqueza, perda de apetite e perda de peso. Dores musculares e juntais são comuns. A pele pode mostrar erupções cutâneas, inchaço, úlceras, e caroços, livedo reticular; Pode haver dor testicular, mononeuropatias ou polineuropatias. Ao atingir o rim, leva a Hipertensão Arterial, sendo a PA diastólica > 90mmHg e altos valores de ureia (>80) e creatinina (>1,5). Comumente há sorologia para Hepatite positiva.

A arteriografia mostra oclusões arteriais e aneurismas. Na biópsia de vasos, observa-se neutrófilos.

O tratamento envolve medicamentos para suprimir o sistema imune, inclusive prednisona e ciclofosfamida.

Se associa a PAN a sorologia positiva para Hepatite B e aparece de forma secundária a outras doenças como Lupus Eritematoso Sistêmico, Síndrome de Sjögren ou artrite reumatoide.

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.