Polimiosite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A poliomiosite é uma doença inflamatória que afecta o sistema muscular que juntamente com a dermatomiosite, a miosite necrotizante e a miopatia por corpos de inclusão (IBM) faz parte do grupo de doenças denominadas de Miopatias Inflamatórias. Tem um desenvolvimento gradual e geralmente aparece na segunda década de vida. O principal sintoma é a fraqueza muscular (principalmente nos músculos do tronco):leva a dificuldades em adquirir posição erecta, em subir escadas, levantar objectos, entre outras.

Em alguns casos, os músculos distais poderão ser também afectados, principalmente em estágios mais avançados da doença. Problemas na deglutição podem também ocorrer.

A doença poderá estar associada com outras doenças infecciosas, autoimunes, vasculares ou relacionadas com o colagénio. Pode também surgir no contexto de uma síndrome paraneoplásica.

A poliomiosite, tal como a dermatomiosite, afecta com mais frequência o sexo feminino.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Kasper DL, Braunwald E, Fauci AS, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL. Harrison's Principles of Internal Medicine. New York: McGraw-Hill, 2005. ISBN 0071391401
Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.