Pollyanna Grows Up

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pollyanna Grows Up
Pollyana Moça (BR)
Autor(es) Eleanor H. Porter
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Assunto Continuação de Pollyanna
Gênero Romance
Ilustrador H. Weston Taylor
Editora The Page Company,[1] Boston
Lançamento 27 de março de 1915[1]
Páginas 308
Edição brasileira
Tradução Monteiro Lobato
Editora Companhia Editora Nacional (Biblioteca das Moças)
Lançamento 1941[2]
Cronologia
Pollyanna
Pollyanna of the Orange Blossoms

Pollyanna Grows Up é um livro infantojuvenil de 1915 do gênero romance, de Eleanor H. Porter. É a primeira de muitas sequências do best-seller de Porter, Pollyanna (1913), mas é a única escrita pela própria Porter; as numerosas adições posteriores à franquia Pollyanna foram obra de outros autores.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Depois do terrível acidente que sofreu, Pollyanna volta para a casa de seus tios, já que a tia de Pollyanna casou-se com o doutor Chilton. O seu tio Chilton precisa ir para a Alemanha e Pollyanna fica na casa de Ruth Carew, uma senhora que sofre de depressão depois que seu sobrinho, Jamie, desapareceu aos 4 anos de idade, pois com o falecimento da mãe, o pai do menino fugiu com ele. Pollyanna vai, assim, para Boston, para a casa da senhora Carew a pedido de sua irmã.

A senhora Carew não gosta muito da ideia mas aceita que Pollyanna fique esse tempo em sua casa, com a condição de que, no momento em que Pollyanna desse seus "sermões", ela a mandaria para sua irmã Della, e assim foi feito. Pollyanna chegara em casa de senhora Carew há poucos dias e já notara a diferença, pois Boston era uma cidade enorme, e as pessoas não conversavam umas com as outras pelas ruas. Pollyanna algumas vezes tenta conversar com as pessoas enquanto caminhava no parque, mas ninguém lhe responde. Na primeira vez em que ela anda pela cidade, se perde e vai para um bairro, lá encontrando Jerry, que a leva até sua casa. Alguns dias depois, Pollyanna o encontra no parque, e ele a apresenta para Jamie, começando, então, a amizade deles.

Pollyanna descobre que senhora Carew é assim triste por causa de seu sobrinho desaparecido, também chamado Jamie, e logo ela pensa que seu amigo Jamie, que conhecera no parque, poderia ser o Jamie perdido de senhora Carew, e ela faz de tudo para apresentá-los. Após um longo tempo, muitas tentativas e dúvidas se Jamie era ou não o sobrinho Jamie, Ruth o adota, pois ele a conquista. Pollyanna volta para a casa de sua tia, e vai para a Alemanha com seus tios.

Pollyanna volta para sua cidade após os seis anos em que esteve na Alemanha, mas volta uma nova Pollyanna, já com 20 anos de idade. Volta acompanhada de sua tia Polly, pois seu tio Chilton havia falecido há 6 meses.

Traduções em língua portuguesa[editar | editar código-fonte]

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Englekirk, John E. Bibliografia de Obras Norteamericanas em Tradução Portuguesa. [S.l.]: Tulane University 
  2. Catálogo da Companhia Editora Nacional[ligação inativa]
  3. Catálogo da Companhia Editora Nacional[ligação inativa]
  4. «Novelas de 1958». Tudo Sobre TV. Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  5. «SBT decreta e desiste de produzir remake de 'Patinho Feio', substituta de 'Poliana'». Consultado em 5 de janeiro de 2020 
  6. «Esticada, "As Aventuras de Poliana" terá lançamento de segunda fase com novos atores - Novelas». NaTelinha. Consultado em 11 de dezembro de 2019 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ENGLEKIRK, John. E. (1946). Bibliografia de Obras Norte-americanas em Traducão Portuguesa. New Orleans: Tulane University. [S.l.: s.n.]