Polo (análise complexa)
Em análise complexa, um polo de um função holomorfa é um certo tipo de singularidade que se comporta como um singularidade do tipo 1/zn no ponto z = 0.
Em particular, em um polo a de uma função f, f(z) aproxima uniformemente para o infinito assim como z aproxima-se de a.
Definição [editar]
Formalmente, suponha Ω um subconjunto aberto do plano complexo C, a é um elemento de Ω e f : Ω − {a} → C é uma função holomorfa. Se existir uma função holomorfa g : Ω → C e um inteiro não negativo n tal que
para todo z em Ω − {a}, então a é denominada um polo de f. O menor número n satisfazendo a condição acima é chamada ordem do polo. Um polo de ordem 1 é chamado polo simples. Um polo de ordem 0 é uma singularidade removível.
Da definição acima, várias caracterizações equivalentem podem ser deduzidas:
Como g é uma função analítica, f pode ser expressa como:

Esta é uma série de Laurent com uma parte principal finita. A função holomórfica ∑k≥0ak (z - a)k (em Ω) é chamada a parte regular de f. Então, o ponto a é um polo de ordem n de f se e somente se todos os termos da expansão da série de Laurent de f em torno de a de abaixo do grau −n desaparecem e o termo de grau −n não é nulo.
