Polonesa, Op. 53 (Chopin)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Polonesa em La bemol maior, Op. 53, ou em francês: Polonaise héroïque (Polonesa Heróica), é uma polonesa escrita por Frédéric Chopin em 1842 para piano solo.

Partitura autografada por Chopin de sua Polonesa em La bemol maior, Op. 53.

Origem do apelido 'Heroica'[editar | editar código-fonte]

George Sand, amante de longa data de Chopin e companheira, respondeu vigorosamente para as Revoluções de 1848 como o fizeram muitos intelectuais da época. Quando a Revolução de 1848 teve início na França, as mulheres não tinham direitos e Sand acreditava que essas eram necessárias para o progresso. Por esta altura, Sand começou seu próprio jornal, que foi publicado em uma cooperativa de trabalhadores. Isso lhe permitiu publicar ensaios mais políticos, expressando suas fortes convicções. Em uma delas, por exemplo, ela escreveu: “Eu não posso acreditar em qualquer república que começa uma revolução matando seu próprio proletariado.” Ao ouvir a Polonaise de Chopin em Lá bemol maior, op. 53, Sand ficou com uma impressão simbólica profunda, que ela comunicou a Chopin em sua correspondência particular. Em uma de suas cartas, ela escreveu com paixão “L'inspiration! La force! La vigueur! Il est indéniable qu'un tel esprit doit être présent dans la Révolution française. Désormais cette polonaise devrait être un symbole, un symbole héroïque!” (Traduzido: “A inspiração! A força! O vigor! Não há dúvida de que tal espírito deve estar presente na Revolução Francesa. A partir de agora esta polonaise deve ser um símbolo, um símbolo de heroísmo!”). Apesar da relutância de Chopin para dar nomes descritivos em sua música, os estudiosos de música e pianistas de concerto têm, no entanto, associado a grande arquitetura da música com este apelido, “Heroica”.

Aspectos técnicos[editar | editar código-fonte]

O ritmo da peça é Alla Polacca e maestoso (“como uma polonaise e majestosa”). A forma pode ser vista como intermediária entre ternária (ABA) e rondó (ABACA), uma vez que o primeiro intervalo é muito mais curto do que o segundo (16 x 74). O tema principal é precedido por uma introdução de cerca de trinta segundos de duração.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.