Polybius (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação por consenso.

Você é encorajado a melhorar o artigo, mas não remova este aviso, o que seria considerado vandalismo, além de não afetar o processo.

Dê a sua opinião e caso ela seja transformada numa votação após uma semana, vote (se tiver direito ao voto) na discussão.

Se aprovada, a eliminação ocorrerá a partir de 17 de abril.


Usuário: se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Polybius é um suposto jogo de arcade conhecido na internet como lenda urbana. De acordo com a historia, um jogo ao estilo Tempest foi lançado ao publico em 1981, onde dizia "enlouquecer" os jogadores, fazendo os mesmos sofrerem de stress, horriveis pesadelos, horríveis mortes, até mesmo com tendências suicidas. Um pouco depois de seu lançamento, desapareceu sem deixar rastro. Não há muitas evidencias que o jogo realmente existiu. Polybius vem do nome Políbio, um historiador grego que ficou conhecido por suas obras, trabalhou com relação à criptográfia e no desenvolvimento do "Diagrama de Políbio".

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com a história, um desconhecido jogo de arcade apareceu nos subúrbios de Portland, Oregon em 1981, algo raro na época. O jogo, Polybius, tornou-se incrivelmente popular, a ponto de viciar, filas se formavam em volta das maquinas, resultando inclusive em brigas para ver quem seria o proximo a jogar, isso tudo seguido por visitas de homens de preto ao inves de coletores de marketing de companhias de máquinas de arcade, eles coletavam arquivos estranhos para testar as respostas de psicoatividade nas máquinas. Os jogadores diziam sofrer uma série de efeitos colaterais indesejáveis, incluindo amnésia, insônia, pesadelos, terror noturno, e até mesmo suicídio. Em outras versões da lenda, alguns jogadores pararam de jogar jogos eletrônicos, enquanto há relatos que um se tornou um ativista "anti-jogos eletrônicos". O responsável por criar o Polybius é Ed Rotberg, e a companhia fabricante na lenda urbana permanece sob o nome Sinneslöschen (em alemão algo como "extinção sensorial"), alguns dizem ser uma empresa de fachada para uma organização do governo norte-americano ou um codenome para a Atari. A jogabilidade se diz semelhante ao famoso Tempest (um shoot 'em up que se ultilizava de graficos vetoriais), outros diziam que o jogo continha mensagens subliminares que podem influenciar nas ações de quem jogava.