Polybius (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Réplica da máquina arcade do Polybius.

Polybius é um suposto jogo de arcade conhecido na internet como lenda urbana. De acordo com a historia, um jogo foi lançado ao publico em 1981, onde dizia "enlouquecer" os jogadores, fazendo os mesmos sofrerem estresse intenso, horríveis pesadelos, até mesmo tendências suicidas.[1] Um pouco depois de seu lançamento, desapareceu sem deixar rastro. Não há muitas evidencias que o jogo realmente existiu.[2]

Polybius vem do nome Políbio, um historiador grego que ficou conhecido por suas obras, trabalhou com relação à criptográfia e no desenvolvimento do "Diagrama de Políbio".

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com a história, um desconhecido jogo de arcade apareceu nos subúrbios de Portland, Oregon em 1981, algo raro na época.[3] O jogo, Polybius, tornou-se incrivelmente popular, a ponto de viciar, filas se formavam em volta das máquinas, resultando inclusive em brigas para ver quem seria o próximo a jogar, isso tudo supostamente seguido por visitas dos homens de preto ao invés de coletores de marketing de companhias de máquinas de arcade, que coletavam arquivos estranhos para testar as respostas de psicoatividade nas máquinas. Os jogadores diziam sofrer uma série de efeitos colaterais indesejáveis, incluindo amnésia, insônia, pesadelos, terror noturno, e até mesmo suicídio. Em outras versões da lenda, alguns jogadores pararam de jogar jogos eletrônicos, enquanto há relatos que um se tornou um ativista "anti-jogos eletrônicos". O responsável por criar o Polybius é Ed Rotberg, e a companhia fabricante na lenda urbana permanece sob o nome Sinneslöschen (em alemão algo como "extinção sensorial").

A jogabilidade seria semelhante ao famoso Tempest[1] , outros diziam que o jogo continha mensagens subliminares que poderiam influenciar nas ações de quem jogava.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]