Polystachya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaPolystachya
Polystachya maculata

Polystachya maculata
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Género: Polystachya
Hook. 1824
Espécie-tipo
Polystachya luteola
Hook. 1824
Espécies
Cerca de 300
Sinónimos
Dendrorkis Thouars
Epiphora Lindl.
Dendrorchis Thouars ex-Kuntze
Neobenthamia Rolfe
Nienokuea A.Chev.
Disperanthoceros Mytnik & Szlach.
Geerinckia Mytnik & Szlach.
Szlachetkoella Mytnik

Polystachya é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Hooker em Exotic flora 2: pl. 103, em 1824, ao descrever sua espécie tipo, a Polystachya luteola, entretanto depois verificou-se que esta a um sinônimo da Polystachya concreta (Jacq.) Garay & Sweet. O nome do gênero refere-se à capacidade de algumas espécies de florescerem novamente em antigas hastes florais.

Há mais de trezentas espécies de Polystachya descritas, espalhadas por todas regiões tropicais do planeta. São plantas muito variáveis, principalmente epífitas, mas também terrestres e rupícolas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A seguir trataremos apenas das espécies brasileiras.

No Brasil há cerca de dez espécies, todas pouco interessantes, geralmente desenvolvendo-se sobre árvores de casca seca em matas abertas. Seus pseudobulbos são bastante pequenos, escondidos por Baínhas secas, de modo que quase não se percebe sua existência. Dos pseudobulbos nascem mais bainhas e longas folhas que parecem formar um caule. Do meio destas baínhas brota resistente haste floral de aparência lenhosa que apresenta pequenos agrupamentos de flores mais ou menos espaçados.

As flores são esverdeadas, medem poucos milímetros e curvam-se para baixo sem ressupinar, isto é, parecem estar invertidas. As sépalas são tão largas quanto longas, a dorsal mais estreita que as laterais. As pétalas bastante estreitas e levemente mais curtas que as sépalas. O labelo normalmente é mais claro que o resto da flor e apresenta uma substância suculenta que o recobre em parte, formando uma espécie de calo. A coluna é curta e cilíndrica possuindo pé perto da base. Apresenta quatro polínias.

Espécies[editar | editar código-fonte]

A classificação das espécies de Polystachya do Brasil é bastante complicada pois, além de serem muito pequenas, todas se parecem muito. Pode-se diferenciá-las pelo calo existente no labelo e seu formato, ou aspecto vegetativo e tamanho de algumas espécies. Mesmo tendo sido reduzido muito o número de espécies descritas para o Brasil, que provaram ser apenas sinônimos, taxonomistas desconfiam que ainda restam alguns sinônimos dentre as remanescentes e o número pode ser ainda menor.

Referências

  • L. Watson and M. J. Dallwitz, The Families of Flowering Plants, Orchidaceae Juss.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Polystachya
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Polystachya