Pomada Vovô Pedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Pomada Vovô Pedro é uma pomada de uso tópico originalmente distribuída por entidades espíritas do estado brasileiro de Minas Gerais, a título de assistência espiritual.

A sua fórmula foi recebida por meio da psicografia do médium João Nunes Maia em 1972, por uma entidade espiritual que, na ocasião, se identificou apenas como "Vovô Pedro". De acordo com a história, a entidade espiritual deixou uma importante observação: "O preço desse medicamento deverá ser apenas um: DEUS LHE PAGUE"1 . Quinze anos mais tarde, durante uma visita ocasional à Biblioteca Pública de São Paulo, ao folhear uma enciclopédia, o médium identificou na figura de Franz Anton Mesmer, cientista que viveu no século XVIII e que estudou o magnetismo animal, o espírito que lhe transmitira a fórmula.

A fórmula é baseada em extratos de erva-de-bicho ("Polygonum punctatum"), ipê-roxo ("Tecoma araliacea"), calêndula ("Calendula officinalis"), tuia ("Thuya occidentalis"), própolis, tintura de condurango ("Gonolobus condurango"), empregando vaselina e lanolina como veículo.2 3 .

Chico Xavier, a partir da década de 1980, foi um dos divulgadores da pomada, que a população emprega genéricamente em casos de dermatites, úlceras, dores musculares, contusões, entre outras.[carece de fontes?]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre o espiritismo ou sobre um espírita é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.