Pomerélia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pomerélia (alemão: Pommerellen) é uma região histórica no norte da Polônia. A Pomerélia ficava situada na região leste da Pomerânia no litoral sul do Mar Báltico, centrada na cidade de Gdańsk na foz do rio Vístula. Está agora localizada na região geográfica da Pomerânia de Gdańsk, na Polônia.

História[editar | editar código-fonte]

O território está totalmente localizado na parte oriental do que historiadores gregos e romanos chamavam de "Germania Magna", um conceito mais cultural do que etnográfico. Quando o território começou a ser chamado de Pomerânia no século XI, Pomerélia, juntamente com todo o resto da Pomerânia era habitada por tribos eslavas ocidentais e estava sob o governo do Ducado dos Polanos.

Ducado da Pomerélia[editar | editar código-fonte]

Mapa da região da Pomerélia em 1125

Em 1136, após a morte do Duque Bolesław III, a Polônia foi fragmentada em diversos principados semi-independentes. Os governantes da Pomerélia foram aos poucos ganhando mais poder, evoluindo para duques semi-independentes, contrastando com outros territórios poloneses que eram governados por descendentes de Bolesław III da dinastia Piast. Gdańsk (Danzig) era a capital de toda uma dinastia de Duques da Pomerânia, dentre os mais famosos estão: Mściwój I (1207–1220), Świętopełk II (1215–1266) e Mściwój II (1271–1294).

Os duques poloneses recuperaram a suserania no final do século XII e sob o governo do imperador Lothar e Otto von Bamberg foi introduzido o cristianismo. Em 1181 a Pomerânia passou a ser diretamente governada pelo Sacro Império Romano-Germânico. A Pomerélia ficou sob o suseranato dinamarquês de 1210 a 1227, depois do que ela se tornou novamente independente.

Fim da independência[editar | editar código-fonte]

Em 1294 a Pomerélia se uniu ao Reino da Polônia, ao mesmo tempo em que ao rei da Boêmia imperial. Durante os conflitos de herança por Brandemburgo, que havia recebido previamente o território, mas foi contestado pela Polônia, a Pomerélia foi conquistada pelo Estado Monástico dos Cavaleiros Teutônicos e anexada à Prússia em 1309. Depois da Segunda Paz de Toruń em 1466, parte da região foi para a província da coroa polonesa da Prússia Real.

Pomerellia-Westprussia Pomerélia - Prússia Real foram politicamente anexadas ao Reino da Prússia, durante o século XVIII, por ocasião das Partições da Polônia, tornando-se parte da Província da Prússia Ocidental. Depois da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes transferiu parte da região da Alemanha para a Polônia (o Corredor Polonês) e os habitantes de minoria alemã foram forçados a deixarem a região.

População[editar | editar código-fonte]

Alguma população da minoria nativa da Pomerélia era a de eslavos kashubianos, que falavam o dialeto kashubiano da língua pomeraniana, outros povos nativos eram os kociewiacy e os borowiacy.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]