Ponta de Pedras (Goiana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pontas de Pedra)
Ponta de Pedras
  Distrito do Brasil  
Localização
Estado Pernambuco
Município Goiana
Características geográficas
População total 8 008 hab.

Ponta de Pedras é um distrito do município de Goiana, Pernambuco. Localiza-se a uma latitude 07º33'38" sul e a uma longitude 35º00'09" oeste, estando ao nível do mar, pois também é uma praia. Sua população estimada em 2010 era de 8.008 habitantes.

Praia[editar | editar código-fonte]

A praia de Ponta de Pedras é a praia mais agitada do município de Goiana, além de ser a zona do município que recebe mais turistas, as zonas de acesso da praia são a BR-101 e a PE-49. A temperatura da região é bem alta, com sua temperatura média de 24°C ao ano.

Por muitos anos Ponta do Seixas na Paraíba e Ponta de Pedras em Pernambuco disputaram a categoria de ponto mais oriental das Américas.[1] A questão só foi resolvida quando uma comissão do Ministério da Marinha julgou oportuno que de uma vez por todas esse diferendo fosse dirimido.[1] Para isso, com permissão do Diretor Geral da Navegação local, designou-se os capitães-tenentes Newton Tornaghi e Rubens Figueiroa para determinar as coordenadas geográficas daqueles pontos extremos, tirando azimutes para todas as pontas circunvizinhas de modo a apurar aquela pequena disputa.[1] Sendo assim, essa questão, que permaneceu esquecida por tantos séculos, foi finalmente esclarecida em 1941 pelos referidos oficiais, que determinaram com precisão as posições geográficas de ambas as pontas e estabeleceram definitivamente Seixas como o ponto mais a leste da costa continental brasileira.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Primitivamente ocupada por índios caetés e potiguaras, o distrito de Ponta de Pedras originou-se de um dos mais antigos núcleos de colonização da região. O distrito pertenceu na época das Capitanias Hereditárias a Capitania de Itamaracá.

Pela lei estadual nº 4950, de 20 de dezembro de 1963, é desmembrado do município de Goiana, o distrito de Ponta de Pedras, que foi elevado à categoria de município, mas o Tribunal de Justiça, por decisão de 27 de agosto de 1964, o município de Ponta de Pedras é extinto, tendo seu território anexado ao município de Goiana, voltando a ser o distrito. E permanece distrito até os dias atuais.

Economia[editar | editar código-fonte]

Praia

O distrito possui uma pequena zona comercial e uma rede hoteleira, além de diversos restaurantes que garantem a economia da região, o período que o comércio mais recebe lucro é no verão, porque recebe um grande número de turistas de Goiana, Região Metropolitana de Recife, João Pessoa e região.

Referências

  1. a b c d Da redação (1949). «Boletim Geográfico – Ponto mais oriental do Brasil» (PDF). IBGE. Consultado em 17 de setembro de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre município de Goiana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.