Ponte Centenária (Panamá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ponte Centenária
Nome oficial Puente Centenario
Design Ponte estaiada
Data de abertura 15 de agosto de 2004
Dimensões
Comprimento total 1 052 m (3 451 pés)
Largura 10 m (34 pés)
Altura máxima 80 m
Geografia
Cruza Canal do Panamá
Localização  Panamá
Coordenadas 9°1′48.1866″N 79°38′8.4732″W

Ponte Centenária, também chamada de Puente Centenário, em espanhol, e de Centennial Bridge, em inglês, é a segunda e mais recente grande ponte construída sobre o Canal do Panamá, na América Central. A construção desta nova ponte se fez necessária devido ao crescente aumento de tráfego sobre o canal com o passar dos anos. Inaugurada em 2004, ela foi construída a nove milhas ao norte da antiga ponte, sobre um trecho do canal chamado Gaillard Cut, anteriormente chamado de Culebra Cut ("cut" significa "corte" em inglês), uma escavação de treze quilômetros (cerca de nove milhas) que atravessa um monte chamado Culebra (cobra, em espanhol).

A Ponte Centenária durante sua construção

A Ponte Centenária, assim como a antiga Ponte das Américas, e mesmo o próprio Canal do Panamá, são atrações turísticas que atraem visitantes das mais diversas partes do mundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]